ABSURDO – Sinteal ‘beira à chantagem’ para intermediar recebimento dos precatórios

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) estaria praticando pressão sobre os professores para que eles assinem termo de adesão para recebimento dos precatórios. Nesta semana, o prefeito JHC anunciou em todos os canais de mídia que estaria liberando a verba indistintamente para todos os professores.
Ocorre que a primeira leva de pagamentos -que totaliza cerca de duzentos milhões de reais- estaria autorizada apenas para professores filiados ao sindicato. Sendo assim, o Sinteal alardeou que está disponível para novas adesões num claro ato de pressão em cima dos professores.
Acontece que escritórios de advocacia foram contratados por professores que não aderiram ao movimento sindical e estão sendo preteridos no recebimento desses precatórios. Ou seja, advogados que lutaram por seus clientes estão sendo desconsiderados no processo de pagamento.
Anúncio
O prefeito de Maceió, JHC, anunciou que a prefeitura da capital será a primeira a pagar os recursos dos precatórios do antigo Fundef a partir do próximo dia 23 de junho, no valor de R$ 190 milhões. Desde 2018, quando JHC estava no mandato de deputado federal, que ele tem travado uma luta histórica pela aprovação do projeto de lei para permitir aos profissionais da educação o repasse financeiro de um direito assegurado graças à jornada de trabalho da categoria.
JHC lembrou que houve a necessidade de uma articulação e convencimento para que o projeto sobre os precatórios do Fundef fosse viável e com todos os acompanhamentos dos órgãos de fiscalização. “Depois de uma intensa luta, consegui convencer quem precisava, viramos o jogo e aprovei uma lei para permitir o pagamento. E hoje tenho a imensa alegria de confirmar o repasse dos precatórios do Fundef. Esta é nossa vitória, professores. Serão beneficiados mais de 1 milhão de mestres com esse projeto em todo o Brasil, de uma ponta a outra. Somos a primeira capital a respeitar esse processo e liderar o processo no país. Um orgulho por ser condutor dessa conquista histórica”, destacou o prefeito em um vídeo postado em suas redes sociais.

Botão Voltar ao topo