MAIS 14,26% – Redução do ICMS de Bolsonaro reduz verba da educação e da saúde

O ex-presidente Lula (PT) não perdoou o presidente cessante Jair Bolsonaro (PL), que, nesta sexta (17/06), permitiu que a Petrobras aumentasse novamente os preços dos combustíveis. A gasolina subiu 5,18%, enquanto o diesel foi aumentado em 14,26%.– A gente já provou que é possível lucrar com a Petrobrás, vendendo a gasolina com o preço em real. Por que depois que viramos autossuficientes em petróleo começamos a importar? Por que impor um preço internacional a um produto nacional? Isso é perda de soberania – disse o petista. Lula afirmou que o atual mandatário, Bolsonaro, mentiu ao dizer que baixaria o preço da gasolina com a redução do ICMS.– A gasolina do Bolsonaro, que ele disse que iria baixar, já anunciaram um novo aumento. Ele inventou que a solução é reduzir o ICMS, mas tudo que ele vai fazer é diminuir o dinheiro da educação e da saúde nos estados – completou o ex-presidente.

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse que qualquer discussão séria sobre saídas para a crise passa pela mudança na política de preços, retomada dos investimentos da Petrobrás na produção e distribuição de combustíveis e fim da farra da distribuição de lucros e dividendos aos privados. “Fora disso, é só oportunismo eleitoreiro.”– Desde 2016 o país vem sofrendo com a dolarização dos preços da Petrobrás, com o fechamento de refinarias e o aumento da importação de combustíveis. A cada novo presidente da Petrobrás a situação se agrava, porque trocam os nomes, mas não fazem o que tem de ser feito – analisou a dirigente petista. Gleisi ainda disse que há uma grande hipocrisia do governo:– Faltando pouco mais de 100 dias para as eleições, o presidente da Câmara, Artur Lira, faz coro com Bolsonaro para culpar exclusivamente a diretoria da Petrobrás pela extorsão nos preços dos combustíveis. Grande hipocrisia.

O ex-senador Roberto Requião, pré-candidato do PT ao governo do Paraná, disse que Bolsonaro “não tem culpa” pelo aumento dos combustíveis. Segundo ele, é “dolo”, qual seja, o presidente da República tinha a intenção de aumentar o preço dos combustíveis para favorecer os acionsitas da Petrobras.– Bolsonaro é quem indica a direção e o presidente da Petrobras, é quem vende refinarias, quem apoia a privatização e os preços dolarizados. Mas insiste que a culpa pelo aumento não é dele! O povo não é bobo! – declarou o deputado Arilson Chiorato, presidente do PT no Paraná.O líder do MTST, Guilherme Boulos, classificou como demagogia a discussão sobre a redução de impostos com esse novo aumento dos combustívies.

– Gasolina vai subir mais 5,2% e diesel, 14,2%, mesmo depois de toda a demagogia sobre redução de impostos. A questão é uma só: acabar com a paridade com os preços de importação. Ninguém aguenta mais. Que venha logo outubro – afirmou o pré-candidato do PSOL a deputado federal por SP. Bolsonaro, por sua vez, injustamente, disse que a Petrobrás pode mergulhar o Brasil num caos.– Seus presidente, diretores e conselheiros [da estatal] bem sabem do que aconteceu com a greve dos caminhoneiros em 2018, e as consequências nefastas para a economia do Brasil e a vida do nosso povo – disse, como se ele, Bolsonaro, não fosse o principal acionista da Petrobras.

Abusando do sofisma, o presidente da República ainda disse que o Governo Federal, como acionista, é contra qualquer reajuste nos combustíveis, não só pelo exagerado lucro da Petrobrás em plena crise mundial, bem como pelo interesse público previsto na Lei das Estatais. Bolsonaro tem a caneta e ele poderia revogar a política de preço paritário internacional, a dolarização, e poderia reduzir pela metade o valor dos combustíveis do dia para noite – se realmente quisesse esse resultado. https://www.esmaelmorais.com.br/

Botão Voltar ao topo