MEIO AMBIENTE: Barra de Santo Antônio realiza Mutirão de Limpeza na Praia

Na última quinta-feira, (12) o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto TerraMar (GIZ/MMA), realizou, em parceria com a Associação Peixe-Boi e a Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do município de Barra de Santo Antônio – AL, um mutirão de limpeza na Praia da Ilha da Crôa. A ação integra esforços para implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM).

O mutirão visa sensibilizar e conscientizar a população sobre os impactos dos resíduos sólidos no oceano e incentivar a coleta seletiva e a reciclagem. Os resíduos das áreas de areia e restinga da praia foram coletados pela equipe organizadora e por cerca de 30 voluntários alunos da Escola Municipal 7 de Setembro. Após a coleta, será feita uma triagem do material recolhido e os dados obtidos foram registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, para integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente.

As informações geradas na ação de limpeza permitem avaliar e monitorar as categorias de materiais encontrado e identificar suas possíveis fontes e origens, para orientar políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades.

Essa ação foi realizada nos municípios dos estados de Alagoas e Pernambuco (região da Costa dos Corais), é promovida pelo MMA, no âmbito do Projeto TerraMar, uma parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit — GIZ — GmbH.

Botão Voltar ao topo