VOTAÇÃO POLÊMICA – ALE ignora decisão judicial e convoca os deputados para eleição indireta no dia 2

Em sessão ordinária no dia de ontem, Mesa Diretora manteve a data para escolha de governador-tampão MDB inscreve Rafael Brito para “vice-tampão” ao lado de Paulo Dantas. De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa de Alagoas, por meio de seu site oficial, o parlamento estadual recebeu mais inscrições para os cargos de governador-tampão e vice-governador-tampão de Alagoas, por meio da eleição indireta.

O processo eleitoral, marcado para o dia 2 de maio, encontra-se suspenso por conta de uma decisão judicial que atende aos argumentos de uma ação impetrada pelo PSB, partido do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PSB). A Casa de Tavares Bastos deve recorrer da decisão. Em relação às novas inscrições, entre elas se encontra a do ex-secretário de Educação da gestão do ex-governador Renan Filho (MDB): Rafael Brito. Por correlação de forças, ele deve ser o vice eleito, quando a eleição ocorrer.

Brito é o nome que o MDB apresenta para estar ao lado do deputado estadual Paulo Dantas (MDB), o candidato a governador-tampão que tem o apoio de Renan Filho e de 17 deputados estaduais, dentre eles o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (MDB). Enfim, o jogo de cartas marcadas. Para o cargo de governador- -tampão, mais quatro candidatos surgiram: o radialista Joselito Gomes de Vasconcelos, o publicitário Carlos Aurélio Cunha Monteiro, a socióloga Danúbia Karlla da Silva Barbosa e o autônomo Feliciano Domingos da Silva. Já para vice, além de Rafael Brito, estão inscritos o bombeiro Rogers Tenório dos Santos, a servidora municipal Rocielle Almeida Pacheco, o instrutor de trânsito Jeová Evaristo da Silva e o professor Rafael Cordeiro do Nascimento.

Oficialmente, entretanto, não há uma posição do presidente da Casa de Tavares Bastos, Marcelo Victor (MDB). Dentro do parlamento estadual, pelo menos até o fechamento desta edição, há apenas o silêncio. Porém, no dia de ontem, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, houve a convocação dos deputados estaduais para comparecerem ao parlamento na próxima segunda-feira para a eleição indireta. A convocação foi feita pelo presidente da sessão, o deputado estadual Bruno Toledo (MDB). O clima na Casa foi de ignorar a decisão de Esther Manso, mantendo o agendamento da eleição indireta para a próxima segunda-feira, às 10 horas, com sessão com pauta exclusiva para esta finalidade. Até o presente momento são 15 candidatos inscritos para a disputa pelo cargo de governador-tampão.

Todavia, o processo de escolha do governador é um jogo de cartas marcadas, pois o deputado estadual Paulo Dantas (MDB), candidato ao cargo, já contabiliza 17 votos, sendo 15 dos deputados dos quadros do MDB. A oposição impetrou uma ação, proposta pelo PSB, para tentar alterar as regras da eleição. O objetivo é acabar com o voto aberto e com a eleição separada de governador e vice. Os opositores ao MDB acreditam que com o voto fechado se abra a possibilidade de Paulo Dantas ser traído, criando assim uma possibilidade remota de vitória para outros candidatos. Dos 15 postulantes, três são deputados estaduais: o próprio Dantas, o deputado estadual Davi Maia (União Brasil) e Cabo Bebeto (PL).

A sessão ordinária de ontem, sem a presença de Marcelo Victor, serviu apenas para que Bruno Toledo, no comando dos trabalhos, fizesse a convocação para a sessão extraordinária da eleição indireta, pois por falta de quórum não houve continuidade nos trabalhos do dia. A falta de parlamentares na Casa já é um sinal da “crise” aberta pela decisão da magistrada. Os deputados estaduais apoiadores de Marcelo Victor querem reverter a decisão até a próxima segunda-feira. Toledo não fez qualquer menção à decisão judicial. Da cadeira de presidente, ele apenas deu o recado: “Convoco os senhores deputados para sessão extraordinária da próxima segunda-feira, 2 de maio, com a pauta exclusiva para escolha democrática dos futuros governador e vice-governador de Alagoas”.

Botão Voltar ao topo