Profissionais de saúde participam de capacitação sobre auriculoterapia

Profissionais que atuam no Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (SASS) da Secretaria de Saúde de Maceió participaram, na manhã desta quinta-feira (20), no prédio sede do órgão, de uma capacitação sobre a técnica da auriculoterapia, que faz parte do elenco de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.

Juliana Maia, profissional de educação física da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) do Município, conduziu a capacitação e explica melhor sobre a técnica. “A auriculoterapia é fundamentada na medicina tradicional chinesa e atua no nosso corpo entendendo que o pavilhão auricular é um microssistema e nele estão representados os pontos reflexos de nosso corpo. Os benefícios são amplos e podem ajudar na cura de dores emocionais e físicas, como dores localizadas, musculares e articulares, por exemplo”, destaca.


Juliana Maia, profissional de educação física da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) do Município. Foto: Ascom/SMS
Juliana Maia, profissional de educação física da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) do Município. Foto: Ascom/SMS

“Essa técnica é incentivada pelo Ministério da Saúde através da Política Nacional de Práticas Integrativas do SUS, mas é importante lembrar que ela é muito benéfica, mas funciona de forma complementar, não substituindo o tratamento farmacológico”, completa Juliana Maia.

Os servidores já passaram por um momento teórico com os fundamentos da auriculoterapia e agora passam para a fase prática, com a aplicação dos pontos, diagnósticos e intervenções nos pontos que correspondem aos locais sobre os quais os servidores apresentam as queixas físicas e emocionais. Após essa capacitação, o serviço será oferecido a todos os servidores do prédio sede de forma contínua.


Profissionais durante a capacitação. Foto: Ascom/SMS
Profissionais durante a capacitação. Foto: Ascom/SMS

Além dos profissionais da sede, a técnica da auriculoterapia é realizada por profissionais dos Núcleos Ampliados da Saúde da Família (Nasf) e pela Promoção de Promoção da Saúde em Unidades de Saúde para a comunidade em geral.

Como ter acesso ao serviço?

O serviço é de portas abertas. Basta o servidor se dirigir à sala do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), na sala 213, para fazer o cadastro e ver os horários disponíveis. Com esse cadastro, além do serviço de auriculoterapia, o servidor pode ter um acompanhamento de forma integral de suas condições de saúde.

Segundo o coordenador do SASS, André Oliveira, o município busca sempre ampliar os serviços oferecidos pelo setor, buscando a melhoria da saúde do servidor. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o leque de serviços oferecidos, o que melhora a qualidade de vida e a saúde de nossos servidores, seja física ou mental, de forma que eles exerçam suas atribuições cada vez melhor. Um servidor bem cuidado representa um melhor servidor para a população”, destaca.


André Oliveira, coordenador do SASS. Foto: Ascom/SMS
André Oliveira, coordenador do SASS. Foto: Ascom/SMS

Demais serviços oferecidos pelo Serviço de Atenção à Saúde do Servidor

O trabalho desenvolvido pelo SASS é multidisciplinar e conta com profissionais de psicologia, nutrição, fisioterapia, biomedicina, educação física e assistência social. Além dos programas oferecidos, o setor também oferece aferição de pressão e glicose e sessões de relaxamento com massoterapia e música. Confira os serviços já oferecidos pelo setor:

Acolhimento biopsicossocial: Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) onde é realizada a escuta das queixas com compromisso de resposta às necessidades daqueles que procuram os serviços. O acolhimento é realizado por todos os profissionais do SASS, em qualquer horário, sem necessidade de agendamento;

Avaliação antropométrica: É feita a análise do peso, circunferência abdominal, Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros. A agenda de avaliações é aberta semanalmente às sextas-feiras e tem duração média de 30 minutos;

Ginástica laboral: Ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras no pátio Central da SMS;

Avaliação ergonômica: Tem a intenção de adaptar o ambiente de trabalho às características do servidor. O agendamento da avaliação deverá ser realizada após o preenchimento do formulário enviado por e-mail;

Caminhada orientada: A caminhada acontece nos dias de segunda, quarta e sexta, de 6h30 e 16h30, com duração média de 40 minutos. Ela é acompanhada de um profissional de educação física. O serviço havia sido suspenso durante a pandemia de Covid-19.

Programa meu comer: Busca o autoconhecimento do comportamento alimentar com nutricionista do setor;

Mediação de conflitos: Ação que oportuniza os servidores a resolverem conflitos com os colegas de trabalho. A mediação é realizada por dois profissionais do SASS que atuam na função de mediadores. Estes intervêm de forma construtiva e imparcial junto às partes envolvidas no conflito, em busca de uma solução construída pelas mesmas. As demandas podem ser encaminhadas pela Diretoria-Geral de Administração de Recursos Humanos (DGARH), Gerência de Unidades de Saúde ou setores envolvidos ou demanda espontânea pela parte envolvida;

Ouvindo os servidores: Visa contribuir para promoção da saúde e qualidade de vida por meio de grupos de conversação junto aos servidores nos seus locais de trabalho, através da escuta qualificada, planejamento, rodas de conversa, devolutiva de demandas identificadas.

Botão Voltar ao topo