Prefeitura realiza ações de saúde no Village Campestre II

Buscando aproximar os serviços de saúde da população, a Secretaria de Saúde de Maceió ofereceu, na manhã desta terça-feira (18), no conjunto Village Campestre II, uma série de ações para a comunidade. Entre os serviços ofertados estão testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais, orientações sobre saúde bucal e busca ativa da população não vacinada contra a Covid-19, visando ampliar a imunização de todos os maceioenses.

A enfermeira responsável pela vacinação no local, Dulcilene Omena, explica que os profissionais de saúde passaram pelas casas do entorno para chamar a população para se vacinar. “Durante essa busca ativa, constatamos que havia muitas pessoas em idade avançada que não tinham tomado nem a primeira dose da vacina pelos mais variados motivos – por não ter dinheiro para se deslocar para um ponto ou mesmo por não ter com quem deixar os filhos. A dificuldade de acesso é muito grande, por isso, é importante que a Secretaria de Saúde chegue junto da população”, destaca.


Enfermeira responsável pela vacinação no local, Dulcilene Omena. Foto: Victor Vercant/SMS
Enfermeira responsável pela vacinação no local, Dulcilene Omena. Foto: Victor Vercant/SMS

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, acompanhou a ação e destacou que a prioridade da gestão JHC é levar saúde para toda a população. “Em diversas visitas que fizemos às unidades da região, sentimos que a população precisava desse momento de atendimento mais próximo, então trouxemos esses serviços para cá hoje para que possamos imunizar o maior número de pessoas possível e cuidar cada vez melhor da saúde de todos eles”, afirma.


Célia Fernandes, secretária de saúde de Maceió. Foto: Victor Vercant/SMS
Célia Fernandes, secretária de saúde de Maceió. Foto: Victor Vercant/SMS

Além da vacinação contra a Covid-19, a ação ofereceu 100 testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites B e C com resultados em poucos minutos e aconselhamento com profissionais de saúde. A população também contou com orientações sobre a importância da higiene bucal, distribuição de kits com escovas e creme dental e apresentação dos fluxos de atendimento odontológico no município para a população daquela região.

População aprovou o atendimento

Carlos Alberto de Lima, de 60 anos, é morador do Village Campestre e aproveitou essa ação da Prefeitura para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Não fui antes por falta de tempo e por não ter como me deslocar para muito longe, então foi ótimo ter essa vacinação aqui perto de casa”, afirma.


Carlos Alberto de Lima, de 60 anos, tomou sua primeira dose nesta terça-feira. Foto: Victor Vercant/SMS
Carlos Alberto de Lima, de 60 anos, tomou sua primeira dose nesta terça-feira. Foto: Victor Vercant/SMS

Outro morador da região que também aproveitou para se vacinar na manhã desta terça-feira foi Cícero Miguel Gomes, de 50 anos. “Hoje tomei minha primeira dose. Eu tenho problemas de locomoção e nem sempre tenho como sair para muito longe. Sou muito grato por ter essa ação aqui perto de casa”.


Cícero Miguel Gomes, morador da região. Foto: Victor Vercant/SMS
Cícero Miguel Gomes, morador da região. Foto: Victor Vercant/SMS

Visita a unidades de saúde

Durante a manhã desta terça-feira, a secretária Célia Fernandes e a secretária adjunta em Gestão em Saúde, Roberta Borges, visitaram diversas unidades de saúde da parte alta da cidade com o objetivo de conhecer o fluxo de atendimento de cada uma delas e os profissionais que atuam frente à saúde de Maceió.

Elas visitaram a Unidade de Saúde Jorge Duarte Quintela, no Graciliano Ramos; o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Raphael de Matos, no conjunto Henrique Hequelman, e a Unidade de Saúde da Pitanguinha. Nesses locais, foram ouvidas as demandas da população e dos profissionais de saúde. “É preciso que a gestão esteja junto das pessoas, que abra suas portas, que dialogue, pois só assim teremos uma saúde de qualidade”, destaca a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes.

Botão Voltar ao topo