Prefeitura amplia horário de funcionamento em mais duas unidades de saúde em Maceió

A Prefeitura de Maceió ampliou, nesta segunda-feira (17), o horário de funcionamento em mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. Agora, as UBS José Guedes de Farias, na Santa Amelia, e Djalma Loureiro, no Clima Bom, integram o Corujão da Saúde e passam a ofertar atendimento em horário estendido, das 17h às 21h. Com as duas unidades, Maceió agora soma 11 locais que, além de seu funcionamento normal, atendem também em horário diferenciado.

A secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, conferiu de perto o primeiro dia da ampliação no horário das unidades e afirmou estar muito feliz pelo sucesso do projeto.

“Nossa intenção inicial era estender o funcionamento de oito unidades, mas a ideia deu tão certo que decidimos ampliar essa proposta para mais unidades. O objetivo, então, é chegar a vinte unidades nesse primeiro momento”, disse.


Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS
Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

Viviane Vitória compareceu na unidade José Guedes de Farias para fazer seu pré-natal e falou sobre a importância da ampliação do atendimento na unidade. “Esse horário da noite é muito bom para quem é gestante porque o clima é mais agradável e a gente não precisa vir andando no sol até a unidade, se arriscando até a passar mal no meio do caminho”, comentou a gestante.


Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS
Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

O jovem Marcos Vinícius, de 21 anos, também foi atendido no local e disse que ficou surpreso e feliz em encontrar a unidade de portas abertas no horário da noite.

“Estou com sintomas gripais e essa é a segunda unidade que procuro só hoje. Na primeira, eu não consegui atendimento porque o horário de funcionamento já tinha encerrado. Quando vi que essa unidade estava aberta e funcionando eu corri para pegar minha ficha. Estou feliz por poder cuidar da saúde para, o quanto antes, estar saudável de novo”, comemorou.


Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS
Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

Serviços e acesso

O usuário atendido em unidades com Corujão da Saúde tem acesso a consultas médicas, odontológicas e de enfermagem; além de serviços da Atenção Básica como citologia, pré-natal e testes rápidos para detectar HIV, Aids e Hepatites Virais. Também é possível a verificação de pressão e glicemia, curativos, acompanhamento de pacientes com diabetes, hipertensão, hanseníase e tuberculose e, por fim, a vacinação, inclusive a de Covid-19.

Para ter acesso aos serviços ofertados é necessária a apresentação de documentação pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS. Havendo vagas disponíveis no dia em uma das nove unidades citadas, o usuário é prontamente atendido. Nos casos em que as vagas já estão preenchidas, os profissionais fazem um pré-agendamento para o dia seguinte.

As Unidades que disponibilizam o Corujão são: UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica), UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes), UBS José Tenório (Serraria), UBS Durval Cortez (Prado), UBS Pitanguinha, UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), UBS Antônio de Pádua (Pinheiro) e UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes).

É importante lembrar que não há necessidade de se dirigir até as unidades no período diurno para conseguir acesso aos atendimentos, pois as unidades funcionam por demanda espontânea.

Botão Voltar ao topo