SAÚDE PET – Veterinária aponta tratamento inovador destinado a animais com câncer

O câncer está entre as doenças mais temidas entre os tutores de animais de estimação. Caracterizado pela proliferação de células anormais em determinada parte do corpo, o câncer pode atingir todos os órgãos e assumir diferentes formas e níveis de agressividade, podendo se disseminar pelo organismo resultando em metástases.

Apesar do sofrimento, a Medicina Veterinária tem uma boa notícia para os tutores cujo pet vem enfrentando o desafia de tratar o câncer. Trata-se da terapia Viscum album, consiste em aplicações diárias, por meio de injeções do medicamento aos pacientes com câncer com intuito de estimular a imunidade e atacar as células do câncer.

“Este medicamento atua como citotóxico seletivo contra as células tumorais e, também, age estimulando as defesas do organismo, sendo imunomodulador”, explica Dra. Ana Catarina Valle, uma das pioneiras da técnica na Medicina Veterinária, no Brasil. Doutora em Genética e Biotecnologia, estudou o medicamento Viscum album ultradiluído, durante os 4 anos do seu doutorado, comprovando tais efeitos.

Segundo ela, a principal indicação do Viscum album é para pacientes oncológicos. “A melhora da qualidade de vida obtida pelos animais como resposta ao tratamento é significativa, associada a uma maior sobrevida”, informa ela.

A médica veterinária revela o caso de uma cachorrinha, chamada Luna, que foi diagnosticada com mieloma múltiplo aos 11 anos. Até então, não existia em toda a literatura veterinária um caso de cura ou regressão da doença, até que Luna passou pelo tratamento com Viscum album ultradiluído. Um ano depois, após ser submetida a novos exames, o inesperado foi comprovado: o mieloma havia regredido. Luna está viva até hoje, estando em sobrevida há 4 anos.

De acordo com a profissional, se Luna tivesse passado por um tratamento convencional, teria poucas chances de sobreviver, conforme descrito na literatura convencional. Com a técnica inovadora, a cachorrinha ganhou uma segunda vida, o que significa mais tempo proporcionando alegrias para sua família.

O câncer está entre as doenças que mais ocorrem entre os cães e gatos com elevados índices de morte, principalmente pelo diagnóstico tardio. A terapia com Viscum album representa uma esperança para todos aqueles que amam pets e, certamente, o tratamento tende a se popularizar.

Sobre a Dra. Ana Catarina Valle

Dra. Ana Catarina Valle é Médica Veterinária e trabalha na área da Medicina Integrativa há mais de 15 anos. Ela dedica seus estudos visando soluções práticas e científicas para o manejo de doenças com difíceis tratamentos pela medicina convencional. Visa a prática de tratamentos preventivos, os quais aumentem a expectativa de vida e melhore a qualidade de vida dos pacientes que já não têm esperança com a administração de medicamentos alopáticos (medicina tradicional). Entre suas formações, destacamos: Homeopatia, Fitoterapia, Acupuntura, Antroposofia, Ozonioterapia e seu doutorado em Genética e Biotecnologia com ênfase em Viscum album ultradiluído.

Além de médica veterinária, ela se destaca no cenário de empreendedorismo feminino por ser pioneira no setor veterinário e trazer novas técnicas da medicina integrativa para o Brasil. A Medicina Veterinária, que há anos foi dominada pelos homens, desde 2018 vive uma outra realidade – as mulheres são a maioria entre os especialistas. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, em 2020, as 78,1 mil médicas veterinárias representam 54% do contingente de profissionais no país. Mais informações sobre a profissional no Instagram @dr.anacatarina .

Botão Voltar ao topo