SISTEMA DE ÁGUA – Marechal Deodoro recebe investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões

Responsável pelos serviços de água e esgoto de Marechal Deodoro há pouco mais de três meses, a BRK realiza uma série de melhorias operacionais nas unidades do sistema de abastecimento de água do município. Neste primeiro momento, a empresa está investindo cerca de R$ 2,5 milhões em adequações estruturais, aquisição de equipamentos e recuperação de redes para ampliar a cobertura de atendimento e garantir maior eficiência nos processos de captação, tratamento e distribuição de água na região.

As adequações realizadas pela BRK para a modernização das unidades incluem a instalação de geradores para garantir a continuidade do abastecimento em caso de falta de energia elétrica, bombas centrífugas de maior potência, painéis de automação e telemetria para monitoramento do nível dos reservatórios e da qualidade da água, substituição de leitos filtrantes com maior eficiência na remoção das impurezas da água e aquisição de equipamentos reservas para a integridade operacional.

Os investimentos, aplicados em caráter emergencial para a melhoria do abastecimento na região, foram direcionados às Estações de Tratamento de Água (ETAs) Estiva e Volta D’água, Estações Elevatórias de Água Tratada (EEAT) Tuquanduba, José Dias e Broma, Captações de Água Bruta do Broma, Estiva e Volta D’água e Bica da Pedra, além dos 26 poços de captação de água distribuídos no município.

Somente as adequações realizadas na ETA Estiva, uma das principais unidades operacionais do sistema de água no de Marechal, vão beneficiar 15 localidades com histórico de desabastecimento – Baixa da Sapa, Barro Vermelho, Cajueiro, Centro de Marechal, Everaldo Lopes, Búzios das Franças, José Dias, Terra dos Marechais, Veleiros, Poeira, Porto Grande, Povoado Pedras, Taperaguá, Tuquanduba e Wiski Wiski. As obras principais foram finalizadas nesta segunda-feira (20) e o fornecimento de água deve retomar gradativamente nessas regiões ao longo desta semana.

eta5-3

“Estamos trabalhando há pelo menos 50 dias na estruturação e modernização das unidades para garantir a excelência operacional e a eficiência nos serviços prestados à população deodorense. Todas essas primeiras adequações realizadas na ETA Estiva, por exemplo, já terão impacto direto na regularidade e qualidade do abastecimento nas regiões atendidas”, destacou Wilson Bombo, gerente de Operação da BRK em Alagoas.

Outras regiões que também serão contempladas com as melhorias operacionais são Massagueira, Barra Nova e adjacências, a partir dos trabalhos em andamento nas Captações Broma, Volta D’Água e Bica da Pedra. A previsão é que essas adequações sejam finalizadas em até 30 dias.

Para mostrar à população o que está sendo feito pela empresa, líderes comunitários de Marechal Deodoro fizeram uma visita guiada na ETA, na última quarta-feira (15), para acompanhar os trabalhos realizados no local e esclarecer dúvidas sobre o abastecimento de água na região.

De acordo com Ronildo Martiliano, também conhecido como Pastor Neno, líder comunitário do residencial Gislene Matheus, essa foi uma oportunidade de os representantes das comunidades conhecerem melhor o trabalho realizado da BRK. “Tivemos a oportunidade de entender o que está sendo feito pela BRK. A empresa realmente está arrumando a casa, fazendo adequações necessárias para um trabalho bem feito. Perceber essa preocupação em dar satisfação aos representantes das comunidades nos passa a segurança de que teremos melhorias no abastecimento”, avaliou.

Botão Voltar ao topo