Secretaria de Turismo entrega 150 certificados de capacitação a jangadeiros

Encontro reuniu representantes da Colônia de Pescadores e Sindicato dos Guias de Turismo

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), entregou, nesta quarta-feira (15), 150 certificados de participação do seminário de sensibilização turística voltado aos condutores de embarcações. A capacitação, realizada pela Semtel, Capitania dos Portos, Vigilância Sanitária, Ima e Corpo de Bombeiros, é uma das etapas obrigatórias para que os profissionais realizem a renovação anual de permissão da atividade. 

Ainda no encontro, a Semtel anunciou o compartilhamento do espaço do Quiosque de Informações Turísticas, situado na orla da Praia de Pajuçara, com a Colônia de Pescadores Z1 e representantes do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas. O espaço servirá para que as duas entidades realizem trabalhos de forma colaborativa. 

Certificados foram entregues aos representantes da Colônia de Pescadores e jangadeiros presentes. Foto: Émile Valões / Secom Maceió 

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patricia Mourão, a iniciativa é mais uma das etapas de ordenamento dos passeios às piscinas naturais.

“Desde o início da gestão, o prefeito JHC nos deu a missão de ordenar os passeios e as atividades desenvolvidas na nossa orla, considerada a mais bonita do Brasil. Demos início aos seminários de sensibilização turística e, agora, entregamos todos os certificados e compartilharemos um espaço colaborativo para que o segmento desenvolva suas atividades de forma centralizada. Estamos felizes e ansiosos para as próximas entregas”, pontuou a secretária.  

Para a presidente da Colônia de Pescadores Z1, Maria Aparecida da Silva, esse é mais um importante passo para o desenvolvimento das atividades dos jangadeiros.

“Vamos dar um novo rumo aos passeios às piscinas naturais. Ficamos muito felizes com o empenho da secretária Patricia Mourão em atender essa demanda antiga dos jangadeiros. O primeiro, com as capacitações e, agora, com o quiosque, que vamos estruturar para atender nossos turistas da melhor forma. A parceria com o Sindicato dos Guias também é fundamental porque os dois segmentos se complementam”, frisou.

Encontro reuniu representantes da Colônia de Pescadores e Sindicato dos Guias de Turismo Foto: Émile Valões / Secom Maceió 

O presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas, Marconni Moreira, também destacou a importância da ação. “Esse é o primeiro passo para a construção de um turismo colaborativo, onde todos crescem e se ajudam”, ressaltou.

Regularização da atividade

Os profissionais de jangadas e jangadas-bar, para o exercício da profissão, precisam realizar anualmente a renovação de permissão da atividade. Para os profissionais que ainda não realizaram o cadastro ou a renovação, o prazo para regularização foi prorrogado até sexta-feira (17), pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Confira mais informações em http://www.maceio.al.gov.br/jangadeiros-tem-ate-a-proxima-sexta-feira-17-para-se-regularizar/

Cláudia Leite / Ascom Semtel 

Botão Voltar ao topo