Economia e Desenvolvimento Territorial discutem ações para facilitar o licenciamento de empresas na capital

Na reunião também foram discutidas melhorias nas ferramentas do sistema Facilita e as atualizações na legislação

Membros da Secretaria Municipal de Economia (Semec) se reuniram na manhã desta segunda-feira (6), com integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) para debater formas de simplificar o licenciamento de empresas instaladas em Maceió. A reunião também discutiu ações estratégicas que facilitem a comunicação entre os órgãos municipais. 

“O nosso encontro de hoje foi produtivo e serviu para pensarmos em medidas técnicas que auxiliem no atendimento ao empreendedor. Parte do trabalho hoje foi criar condições para que as novas regras de simplificação de licenciamento sejam aplicadas no âmbito municipal e beneficiem as empresas da capital” destacou o auditor fiscal da Semec, Gilberto Meister. 

A ideia é de que as reuniões facilitem a comunicação entre os órgãos municipais. Foto: Ascom Semec

O encontro entre as pastas acontece após a capacitação promovida em novembro pelas Salas do Empreendedor, que teve como objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre os portais Facilita e Slim, plataformas que possibilitam a tramitação dos processos de liberação do Alvará de Localização e Funcionamento no Município.

As Salas, que fazem parte de um convênio entre a Prefeitura, o Sebrae e a Associação Comercial, funcionam como uma porta de entrada para o empreendedor maceioense e oferecem, gratuitamente, diversos serviços de consultoria e apoio aos MEIs e pequenas empresas.

Na reunião também foram discutidas melhorias nas ferramentas do sistema Facilita e as atualizações na legislação que atende a liberação do alvará para estas empresas.

A diretora de Fiscalização do Uso do Solo da Sedet, Carolina Neves, participou da conversa e ressaltou a necessidade de manter a continuidade desses encontros. “Estas reuniões são importantes e fortalecem os laços entre as Secretarias. Assim podemos trabalhar de forma alinhada nos procedimentos necessários e pensarmos, juntos, em estratégias que melhorem o atendimento a essas empresas’’, apontou. 

Luís Otávio Mendonça – Ascom Semec

Botão Voltar ao topo