Dezembro Vermelho: UBS João Macário reforça combate ao HIV/Aids

Ações contaram com distribuição de kit de prevenção pela comunidade

Com uma grande mobilização junto à comunidade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. João Macário, localizada no bairro Santos Dumont, iniciou a campanha do Dezembro Vermelho, que intensifica as ações preventivas em prol do combate à Aids, ao HIV e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Equipe em ação de mobilização – Foto: Divulgação UBS João Macário

A ação contou com sala de espera para disseminar informações, com a finalidade de quebrar paradigmas sobre o tema abordado. Com uma abordagem didática, explicativa e expositiva, os profissionais de saúde da unidade promoveram o compartilhamento de orientações importantes, sobre como prevenir as doenças, além de ressaltar a importância dos exames preventivos e a necessidade de buscar um diagnóstico precoce.

Sala de espera – Foto: Divulgação UBS João Macário


Foram oferecidos testes rápidos para Sífilis, HIV/Aids e Hepatites Virais, coordenados pelas enfermeiras Adriana de França e Rita Cerqueira. Ao longo da ação foram realizados uma média de 50 testes.

Teste rápido – Foto: Divulgação UBS João Macário

A palestra “Diagnóstico precoce e prevenção”, foi ministrada pela psicóloga Rosângela Maria. Para ela, a informação adequada sobre o vírus do HIV gera melhor entendimento, quebra de tabus, incentiva exames de rotina, tratamento  e conscientização com o autocuidado. 

“É essencial para o esclarecimento da sociedade e dessa forma a luta contra o preconceito ganha espaço, pois pessoas informadas, são pessoas com conhecimento, responsabilidade consigo e para com o próximo”, frisou a psicóloga, que permaneceu na unidade esclarecendo as dúvidas dos usuários e fazendo acompanhamentos pós-testes.

O gerente Edson dos Santos participou ativamente da ação. Ele ressaltou a importância de mobilizar a sociedade no combate e prevenção ao HIV/Aids.

“A participação ativa da comunidade e dos profissionais da saúde é de extrema importância na troca de conhecimento, no diálogo aberto, para sensibilizar e gerar respeito e empatia, quebrando paradigmas  e gerando responsabilidade na sociedade através da campanha”, destacou.

Edson dos Santos – Distribuição de panfletos – Foto: Divulgação UBS João Macário

Atendimentos e caminhada consciente

Na ação, os atendimentos funcionaram normalmente e foram intensificados com a procura pela atualização do cartão de vacina. A comunidade pode contar também com os atendimentos em ginecologia, clínica geral e sala de enfermagem, para acompanhamentos de rotina.

Os profissionais da unidade se dividiram em grupos e foram às ruas – com todas as normas sanitárias vigentes – num ato simbólico, para fazer a distribuição de panfletos informativos e preservativos (masculinos e femininos), comunicando-se com a comunidade sobre a importância da campanha. 

Nesttor Netto – Estagiário – Ascom/SMS

Botão Voltar ao topo