Promoção da Saúde de Maceió marca presença em eventos nacionais

Técnicas da área apresentam ações e estratégias desenvolvidas pela área no município durante a pandemia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou, por meio da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES), entre os dias 22 e 26 de novembro, do 11° Congresso Brasileiro de Epidemiologia, com a apresentação de quatro trabalhos resultantes das ações realizadas pelo setor no município de Maceió.

Trabalhos desenvolvidos ilustraram apresentação da Promoção da Saúde de Maceió. Foto: Divulgação GPES

Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva, o Congresso – realizado de forma virtual – teve, entre as ações destacadas pelo município, os resultados da pesquisa realizada durante a pandemia de Covid-19 com os servidores da Diretoria de Vigilância em Saúde – acerca de seu estado nutricional neste período – e com os usuários do Programa Municipal de Controle e Cessação do Tabagismo – sobre seus hábitos alimentares.

Apresentados no evento pelas técnicas da Promoção da Saúde de Maceió, as nutricionistas e pesquisadoras Kelly Barros e Adriana Paffer, os trabalhos abordaram as ações e estratégias desenvolvidas pela Gerência da SMS e outras pesquisas, como o levantamento acerca do estado nutricional de crianças do Programa Crescer Saudável e a análise de hábitos comportamentais e de exercícios físicos de técnicos da saúde durante a pandemia.

No dia 23, a equipe da GPES se dividiu para garantir presença – virtualmente – também no Seminário de Comemoração de 15 anos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), promovido pelo Ministério da Saúde. Na oportunidade, a apresentação das ações de Maceió foi feita na sala temática Intersetorialidade e o Papel Central na Promoção da Saúde.

Foto: Divulgação GPES

De acordo com a gerente da GPES, Adriana Toledo de Paffer, o objetivo do evento foi comemorar os 15 anos da Política Nacional de Promoção da Saúde com a participação de estados, municípios, sociedade civil e convidados internacionais para reflexões, balanços, avanços, desafios e perspectivas à agenda.

“A participação no evento foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e divulgar experiências, num grande aprendizado coletivo para fortalecimento da promoção da saúde nas políticas públicas”, ressaltou.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

Botão Voltar ao topo