Saúde promove seminário sobre cidades saudáveis

Evento, transmitido pelo Youtube, celebra os 15 anos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS)

Com o objetivo de fortalecer o diálogo da promoção da saúde no contexto de cidades saudáveis, a Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, no dia 1º de dezembro, o VII Seminário Municipal de Promoção da Saúde.

Especialistas vão debater fatores que possam aliar o bem-estar dos cidadãos ao desenvolvimento da cidade. Arte: GPES

O evento – que tem como tema “Promoção da Saúde e Cidades” – será transmitido através do canal da Promoção da Saúde no Youtube, das 14h às 17h. As inscrições já estão abertas e os interessados podem acessar os links disponíveis – https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/login e https://forms.gle/6JKWvh2GFHGhFCzY7 – para efetivarem sua participação.

De acordo com a gerente de Promoção e Educação em Saúde da SMS, Adriana Toledo de Paffer, a iniciativa celebra os 15 anos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e destaca o caráter de intersetorialidade e integralidade da estratégia, que busca reunir os vários atores da Saúde para atuar em prol da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

“O fundamentos da PNPS estão diretamente ligados às diretrizes das cidades saudáveis. Com o seminário, pretendemos fazer um chamamento dos diversos públicos – profissionais de saúde e da educação e comunidades – para fomentar a discussão de novas ações e propostas com esse olhar diferenciado, onde fatores como acessibilidade, atividade física acessível, energia, potabilidade da água e outros, possam aliar o bem-estar dos cidadãos ao desenvolvimento da cidade”, explica Adriana Paffer.

Nutricionista Adriana Toledo de Paffer, gerente da GPES.

O evento – gratuito e com emissão de certificado – tem abertura marcada para às 14h, com a Conferência Magna “PNPS 15 anos: Caminhos a percorrer…”, ministrada pela farmacêutica e bioquímica Jaqueline Silva Misael. Com especializações em Auditoria de Sistema e Serviços de Saúde e em Gestão da Clínica, Jaqueline atua como Analista Técnica de Políticas Sociais do Ministério da Saúde e Assessora Técnica do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério.

Mediada pela gerente da GPES, Adriana Paffer, a programação seguirá, às 15h, com a mesa redonda “Caminhos para uma Cidade Saudável”. Dessa atividade participarão o nutricionista com especialização em nutrição infantil, Mestre e Doutor em Ciência e professor da UFPR, Jonas Augusto Cardoso da Silveira; a arquiteta PhD Ana Maria Girotti Sperandio, Pós-Doutorada em Saúde Coletiva, Pós-Doutoranda em Planejamento Urbano Saudável e professora da Unicamp; e a Dra. Enaiane Cristina Menezes, Doutora em Ciências do Movimento Humano e professora da UFAL.

No último momento do evento, as abordagens dos especialistas subsidiarão um momento de discussão do grupo, que vão finalizar a atividade com a construção de um painel formatado com elementos para uma cidade saudável.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

Botão Voltar ao topo