Saúde promove capacitação em triagem neonatal para enfermeiros e técnicos de enfermagem

Importância do teste do pezinho e protocolos para realização do exame foram temas abordados no treinamento

O Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, ofereceu, nesta quinta-feira (25), capacitação sobre Triagem Neonatal para enfermeiros e técnicos que atuam nas unidades de saúde da capital. O treinamento contou com a participação de 60 profissionais da Saúde municipal, que receberam informações sobre a conduta necessária para a realização do teste do pezinho, preenchimento de documentação, coleta, armazenamento e envio das amostras ao laboratório para análise.

Na ocasião, também foi ofertada aos participantes uma oficina de alinhamento quanto a inserção dos dados relacionados aos testes feitos no sistema E-SUS – Sistema de Informação da Atenção Básica – criado pelo Ministério da Saúde.

Fátima Cunha conduziu o treinamento para profissionais de Saúde. Foto: Victor Vercant – Ascom SMS

Para conduzir o treinamento, a Saúde da Criança convidou Fátima Cunha, diretora do Laboratório Hormonal Fátima Cunha – local responsável por coletar e realizar o teste do pezinho em todos os municípios de Alagoas.

Durante a capacitação – que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde – , a palestrante falou sobre assuntos como a importância do teste do pezinho para o adequado desenvolvimento da criança, além de elencar e explicar sobre doenças identificáveis a partir do exame e protocolo a ser seguido pelos profissionais que realizam o teste.

“Aqui somos parceiros. Todos esses profissionais são parte importante na coleta e realização da Triagem Neonatal em Maceió e por isso que hoje foi um dia de trazer informações, mas também de discutirmos juntos sobre o cenário atual de Maceió em relação ao tema com o objetivo de entendermos cada vez mais sobre o serviço e criarmos estratégias para oferecer o serviço com ainda mais qualidade para a população”, declarou.

Participante Verônica Faustino. Foto: Ascom SMS

Verônica Faustino atua como técnica de enfermagem na Unidade de Saúde de Guaxuma e afirma que gosta de participar das capacitações que são ofertadas, pois sempre retorna ao trabalho ainda mais segura para continuar a desenvolver a função.

“Sempre saio desses cursos me sentindo mais segura e informada. Aqui, conseguimos nos atualizar, tirar dúvidas e retornar à Unidade cheios de vontade de colocar em prática tudo o que aprendemos”, disse a técnica.

Novembro Roxo

A coordenadora do Programa Saúde da Criança, Marglene Oliveira, informa que o treinamento faz alusão ao Novembro Roxo – mês dedicado à intensificação da discussão sobre prematuridade, cuidados durante a gestação e com o bebê.

Marglene Oliveira, coordenadora do Programa Saúde da Criança da SMS. Foto: Victor Vercant – Ascom SMS

“Na capacitação, os profissionais têm acesso a informações valiosas para que possam agir com assertividade e rapidez durante o trabalho ofertado às crianças atendidas em nossas unidades. Nesse mês, em específico, quisemos trazer esse tema para que os profissionais pudessem refletir mais sobre o cuidado nos primeiros dias de vida”, destacou.

Realização de Teste do pezinho em Maceió

O teste do pezinho é um exame de sangue colhido no calcanhar do recém-nascido, que é realizado entre o 3º e o 5º dia de vida da criança para detecção de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas como a fenilcetonúria, hiperplasia, anemia falciforme e hipotireoidismo congênito.

Em Maceió, o serviço é ofertado, de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde da cidade. Para realizar o exame, é necessário que a criança esteja dentro da idade preconizada pelo Ministério da Saúde e os pais ou responsáveis apresentem sua documentação pessoal e cartão SUS.

Até outubro de 2021, dez crianças haviam sido identificadas com alguma condição tratável a partir da realização do teste do pezinho.

Polyanna Monteiro – Ascom SMS

Botão Voltar ao topo