Unidades de saúde oferecem atendimentos para usuários em horário noturno

Durante ação do Novembro Azul foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos, além de ações educativas voltadas para o público masculino

Buscando ampliar o acesso aos serviços ofertados ao público masculino durante a campanha Novembro Azul, unidades de saúde funcionaram terça-feira (23) em horário noturno. A UBS Pitanguinha e a URS Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica) ofertaram palestras educativas, consultas médicas e odontológicas, aferição de pressão e glicemia, entre outros serviços. Até sexta-feira, o atendimento ocorre das 17h às 21h nas unidades.

Para Marcela Alves, diretora da URS Maria Conceição Fonseca Paranhos, a intensificação das ações em horário noturno tem trazido muitos usuários para a unidade. “Muitos homens não podem vir durante o dia para participar das ações que estamos promovendo, então nesse horário noturno muitos deles têm comparecido e já saem da unidade com diversos serviços encaminhados, como exames de rotina, encaminhamento para urologistas, para exames como o PSA, que serve para detectar câncer de próstata e também participam de ações educativas e outros serviços como testes rápidos para detectar sífilis, HIV/Aids e hepatites virais”, afirma.

Marcela Alves, diretora da URS Maria Conceição Fonseca Paranhos. Foto: Victor Vercant/SMS

Durante a ação, a nutricionista da unidade, Eliane Paiva, falou com os usuários em sala de espera sobre os cuidados com a alimentação e a forma como uma alimentação saudável ajuda a prevenir doenças como diabetes e mesmo o câncer de próstata. Já a enfermeira Adla Holanda falou sobre os fatores de risco para a prevenção do câncer de próstata, tais como estilo de vida, hereditariedade e como prevenir a doença, elencando como principais pontos a prática regular de atividades físicas, alimentação saudável e a realização de exames anuais.

O motorista José Everaldo é morador do bairro e participou das ações da noite de terça-feira. Para ele, é fundamental que os homens cuidem da própria saúde. “Eu busco ter cuidado com a minha saúde, de seis em seis meses faço exames de rotina e é muito importante que os homens façam exame de próstata. Todos os anos eu faço. Às vezes não dá pra vir à unidade por conta do trabalho, mas com esse horário noturno essa semana facilita bastante para a gente”, destaca.

O motorista José Everaldo participou das ações na unidade. Foto: Victor Vercant/SMS

Ao longo da semana, as Unidades Carla Nogueira (Benedito Bentes), USF Guaxuma, USF Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) e Unidade Docente Assistencial (UDA) Vila Redenção (Bolão) realizam ações durante o dia voltadas para o público masculino. Já nesta quarta-feira (24), UBS Durval Cortez (Prado) oferece atendimento noturno aos homens, na sexta-feira (26) é a vez da UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes). Os atendimentos vão das 17h às 21h.

UBS Pitanguinha

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Pitanguinha também abriu suas portas na noite de terça para receber os homens para as ações do Novembro Azul. Os usuários participaram de palestras educativas sobre prevenção do câncer de próstata com psicólogos, enfermeiros e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).

De acordo com Graziela Arruda, diretora da UBS Pitanguinha, ao longo do mês, os profissionais estão fazendo um atendimento direcionado ao público masculino que frequenta a unidade. “Durante as consultas com os médicos clínicos já encaminhamos esses pacientes para a urologia e exames, caso necessário. Também já convidamos a fazer testes rápidos, medir pressão, triagens odontológicas com outros profissionais da unidade, oferecendo, assim, um atendimento à saúde de forma global”, explica.

Graziela Arruda, diretora da UBS Pitanguinha. Foto: Victor Vercant/SMS

Marcelo Marques é usuário da UBS Pitanguinha e estava esperando para ser atendido pelo clínico geral. “Muito bom esse horário noturno para que a gente possa vir cuidar da saúde. Nem sempre consigo liberação do meu trabalho durante o dia, então aproveite a noite para cuidar da minha saúde, me consultar, pedir encaminhamento para exames. É importante que os homens se cuidem sempre”.

O Novembro Azul

A campanha do Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, especialmente na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, sendo este muito frequente entre os homens.

Falta de informação, preconceito e vergonha podem ser algumas razões que levam os homens a deixar de lado procedimentos simples, rápidos que são fundamentais para identificar a doença de forma precoce. Se identificado em estágio inicial, o câncer de próstata tem 90% d chance de cura.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Botão Voltar ao topo