MEDICINA E ESTÉTICA – Maceió recebe o maior evento mundial de cirurgia plástica

O Brasil é referência mundial em cirurgia plástica. E, nesse contexto de liderança, de 3 a 6 de novembro de 2021, acontece o 57º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em Maceió-AL no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, RuaCelso Piatti, s/n, Jaraguá. Organizado pelo Departamento de Eventos Científicos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em parceria com a Regional Alagoas, o evento reúne alguns dos maiores especialistas brasileiros e do exterior para falar de temas do momento, como segurança do paciente, harmonização facial, rinoplastia, lipoaspiração, implante de silicone e cirurgia íntima. Também, de outros assuntos relevantes na área, como cirurgia plástica reconstrutora e lesão no joelho.

“A realização desse Congresso, com especialistas de diversas nacionalidades, propicia unir conhecimentos e contribui para que a cirurgia plástica brasileira se torne ainda mais visível na sociedade médica nacional e internacional. Também, perante a sociedade em geral, debatendo esses temas importantes do dia a dia”, explica o Dr. Dênis Calazans, presidente da SBCP.

Outro ponto alto do evento é reforçar o compromisso da SBCP em zelar pelo renome e conceito da Cirurgia Plástica, e contribuir para a segurança do paciente, promovendo o aperfeiçoamento dos conhecimentos especializados e incentivando a formação do cirurgião plástico. “Sabemos que muitas pessoas pesquisam informações sobre saúde na internet e, com tamanha demanda, é natural que muitos profissionais utilizem a internet e as redes sociais para se comunicarem com os pacientes. O problema é que muitas vezes essa comunicação fere o código de ética médica”, alerta o Dr. Dênis. Neste sentido, é importante lembrar que para a formação da especialidade são necessários 11 anos de estudo.

Cenário no Brasil – De acordo com dados do Censo mais recente da SBCP, em 2018, mais de 60% das cirurgias plásticas realizadas no país foram estéticas, enquanto quase 40% foram cirurgias reparadoras. Já os procedimentos cirúrgicos (como aumento de mama, lipoaspiração, rinoplastia, plástica vaginal etc.) e não cirúrgicos (como uso de toxina botulínica, preenchimento facial, peeling etc.) foram cerca de 50% cada.

O presidente da SBCP destaca os procedimentos que envolvem a harmonização facial, cada vez mais popular nas redes sociais, como a aplicação da toxina botulínica, o preenchimento com ácido hialurônico, e as cirurgias como a rinoplastia, bichectomia, cirurgias de pálpebra, queixo, orelha, e os implantes: “Desses procedimentos, os que demandam a realização de cirurgia só podem ser realizados por médicos habilitados, de acordo com a lei nº 12842/2013, pois necessitam ser feitos em ambiente hospitalar”, chama a atenção.

Para discutir em particular a rinoplastia, o Congresso contará com a participação de especialistas internacionais renomados, como Abdülkadir Göksel (Turquia), Nazim Cerkes (Turquia), Enrico Robotti (Itália), Valerio Finocchi (França) e Yves Saban (França), além de médicos cirurgiões plásticos brasileiros, país referência em harmonização facial.

Programação variada – Nos quatro dias de evento, além de especialistas em harmonização facial, haverá nomes internacionais da cirurgia da face, dos Estados Unidos e da Espanha; de cirurgia íntima, da Colômbia e do México; e de implantes, do Reino Unido e dos Estados Unidos. Além da programação científica, estão previstas a Copa dos Residentes, uma competição para médicos residentes de conhecimento sobre cirurgia plástica.

“Adotando as normas sanitárias, nossa cidade está aguardando por profissionais da cirurgia plástica do Brasil, da América Latina e de várias partes do mundo que irão abrilhantar nosso Congresso. Realizaremos um evento magnífico, proporcionando um intercâmbio de saberes médicos e científicos de valor ímpar”, conclui o Dr. André de Mendonça Costa, presidente da SBCP Regional Alagoas.

Estão sendo preparados painéis especiais, workshops, palestras e muito conteúdo exclusivo. Desses, alguns temas que foram destaques neste ano estarão em debate. Confira alguns deles abaixo:

Lipo HD: Durante a pandemia, a LIPO HD, técnica que mais que enxugar, traz a definição física, tornou-se popular. Contudo, o método que aparenta ser novidade, existe há anos. Diferentemente da lipoaspiração, a LIPO HD (lipoaspiração de alta definição), trata-se de uma lipoescultura. Nesta técnica, o médico aproveita a própria gordura do paciente para esculpir os músculos, além de focar em áreas que permitam um jogo de sombra e luz pelo relevo conferido, dando uma aparência mais definida à musculatura.

Explante de silicone: O explante passou a ser muito comentado, por causa disso, misturaram-se outros dois termos, a Síndrome ASIA e doença do silicone. Porém, são termos distintos e que devem ser tratados de maneira diferente.

O explante de silicone trata-se apenas da retirada do silicone. Essa retirada pode ser por diversos motivos, entre eles, modismo.

A doença do silicone é um termo utilizado pelas pacientes para descrever um conjunto de sintomas que elas atribuem ao uso do implante, por exemplo, fadiga, depressão, mau funcionamento do intestino, dores articulares e mais. Contudo, é importante ressaltar que a OMS (Organização Mundial de Saúde) ainda não conhece esse termo como sendo uma doença real.

A Síndrome de ASIA (síndrome autoimune-inflamatória induzida por adjuvante) é uma doença rara que consiste no desenvolvimento de doenças autoimunes, produzindo anticorpos contra componentes do próprio organismo, em indivíduos geneticamente predispostos. Uma vez que o organismo comece a produzir anticorpos contra o implante, o paciente pode manifestar sintomas como fadiga crônica, dores articulares e musculares, boca e olho seco e algumas manifestações neurológicas.

Cirurgia Íntima: A cirurgia intima contempla várias técnicas, entre elas a redesignação de sexo, quando uma pessoa transexual realiza a mudança no órgão genital. Além de readequar o sexo físico para ser compatível com o biológico, essa cirurgia é responsável por melhorar a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes.

Outro procedimento desta técnica é a ninfoplastia, em que o especialista realiza a diminuição dos pequenos lábios. Além do desconforto estético pelo tamanho excessivo, a paciente pode apresentar problemas de ordem funcional, dificultando a higiene, a ventilação do local e trazendo incômodo durante as relações sexuais.

Há ainda, o aumento peniano. Neste caso, o homem pode optar por aumentar o tamanho e/ou largura do pênis. Para cada caso há uma técnica específica. Para largura, é necessário um enxerto de gordura e para aumentar o tamanho, o médico corta o ligamento do osso púbico.

Gluteoplastia: é uma cirurgia plástica que tem como objetivo remodelar as nádegas, sendo um dos procedimentos mais realizados no mundo. Essa cirurgia pode ser realizada através de três técnicas: retirada de gordura da região; prótese de silicone e o enxerto de gordura retirada de outras partes do corpo para colocação no bumbum, sendo essa técnica a lipoexertia.

Lipotranferência: é uma técnica que utiliza células -tronco retiradas do paciente para criar ou regenerar novos tecidos. Sendo assim, as transferências dos componentes da lipoaspiração não envolvem apenas volume. As propriedades genéticas e reparadoras da gordura tem grande potencial que já é utilizado em outras áreas – como na ortopedia e dermatologia.

Outras informações e inscrições: https://www.sbcpeventos.org.br/congressobrasileiro/.

Botão Voltar ao topo