VEREDAS: Atendimento eletivo aponta grande crescimento com retomada

Números de agosto, setembro e outubro mostram um trimestre de grande movimentação dos pacientes SUS


Depois de uma árdua batalha contra a covid-19, os atendimentos eletivos no Hospital Veredas estão retomando o ritmo a todo vapor. Isso porque com o encerramento do atendimento exclusivo  a vítimas da covid-19 pelo hospital foi possível reorganizar a estrutura para reprogramar as diversas demandas eletivas que ficaram represadas durante o enfrentamento a pandemia.

Movimentação grande

Para se ter uma ideia, no período de três meses (agosto, setembro e outubro), mais de 7 mil consultas já foram realizadas em mais de 25 especialidades. Agora com os procedimentos e cirurgias eletivas em alta, o hospital retorna gradativamente à rotina que, adaptado à nova normalidade, segue rigorosos protocolos de segurança.

A filha da dona Rosa é um exemplo disso. Com sinusite recorrente, adiava todas as idas ao otorrinolaringologista. Quando a situação da covid melhorou de alguma forma e os atendimentos foram aos poucos retomando, ela marcou consulta para a filha que agora está sem problemas.

“Hoje voltamos depois de 10 dias de tratamento e ela está se sentindo ótima, saiu com os exames bons, com atendimento finalizado, graças a Deus e a equipe que atendeu ela da melhor forma”, afirmou Rosa Santos.

Especialidades

Dentre as principais especialidades que retornaram nessa etapa e estão com alta demanda de atendimentos estão as cirurgias de otorrinolaringologia, urologia, ortopedia, cardiologia, ginecologia, obstetrícia  e cirurgia geral.

“Consegui retomar agora sem tanto receio minhas consultas pré-natais e caso eu precise de atendimento de emergência para o parto, terei aqui”, pontuou Larissa Souza, que está com 7 meses de gestação.

Covid zerada

Com a redução da curva de covid-19, o hospital volta a atender a necessidade da rede de diminuir a fila cirúrgica e de atendimento no estado. Já foram realizadas mais de  1.000 sessões na câmara hiperbárica nestes últimos três meses, cerca de 5.100 procedimentos de hemodiálise, quase 11 mil análises clínicas, mais de 3.500 quimioterapias pediátricas, 3.500 ressonâncias, além de 1.500 cirurgias.

Já entre os exames, o Hospital Veredas realizou 10.012 laboratoriais e 4.038 exames de imagens, incluindo tomografias e Raios-x.

“Esse aumento no número de atendimentos  é um retrato do novo momento que a saúde está passando desde o início da covid. É uma retomada para poder atender da melhor forma possível todos aqueles atendimentos que ficaram represados durante a alta da covid”, ressaltou o diretor-médico, Dr. Gustavo Pontes de Miranda.

Botão Voltar ao topo