#EmpregaJovemMCZ forma primeira turma e ingressa jovens no mercado de trabalho

Curso ofertou 50 vagas nas áreas de assistente administrativo e almoxarife

Foi durante o curso de assistente administrativo que Thiago Carvalho de 19 anos conseguiu garantir o seu primeiro estágio e ingressar no mercado de trabalho. O nome dele está na relação dos formandos da primeira turma do programa #EmpregaJovemMCZ, que oferta cursos profissionalizantes para jovens em uma parceria da Prefeitura de Maceió com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Assim como Thiago, o #EmpregaJovemMCZ mudou o protagonismo de 50 jovens com a conclusão das duas turmas dos cursos de assistente administrativo e almoxarife, nesta sexta-feira (16). Ele lembrou que, durante a pandemia, os estudos ficaram complicados e enxergou no curso a oportunidade de se qualificar.

“Durante o curso tive minhas expectativas superadas, tudo foi mudando nas minhas escolhas e hoje percebo que essa oportunidade foi o divisor de águas na minha vida. Melhorei como pessoa e, agora, como profissional”, contou Thiago.

Ingrid Vital de 21 anos entrou na seleção em busca de um curso para qualificação profissional e se surpreendeu com sua capacidade de aprimoramento durante as aulas. Ela foi uma das selecionadas para fazer um estágio visita no Congresso Nacional, em Brasília. “Posso dizer que a experiência foi muito boa, conseguir ampliar o meu olhar para o empreendedorismo e ver o mercado de trabalho com grandes oportunidades”, completou a jovem.

Rodolfo Barros e Amanda Mendonça com os alunos na formatura
Ingrid Vital conseguiu um estágio através de uma redação

Com o relato dos formandos, a supervisora de Gestão e Logísticas do Senai, Mychella Queiroz, enfatizou que o objetivo da instituição de ensino é desenvolver as pessoas e ofertar ao mercado da indústria profissionais qualificados.

“Para nós é muito gratificante ouvir o relato desses alunos, ouvir o quanto eles desenvolveram e quanto eles aprenderam. Alunos que conseguiram entrar no mercado de trabalho através do curso, alunos que desenvolveram várias habilidades. Nós sabemos que, para o jovem, o que falta são oportunidades assim para conseguir o primeiro emprego”, afirmou Mychella.

Acompanhando os alunos durante todo o curso, o professor Gilmar Melo salienta que a diversidade de idades impulsionou toda turma a manter um foco de superação, principalmente das limitações que eram impostas a esses jovens. Ele garante que o mercado de trabalho vai receber profissionais formados em uma turma totalmente dinâmica.

“Uma turma que foi diferente, que podemos dizer que foi a turma da superação, a turma do envolvimento, que buscou o melhor da profissão, se aprimorando nos usos das ferramentas adequadas para desenvolver um trabalho de qualidade”, colocou Gilmar.

Professor Gilmar Melo ministrou o curso para a turma dos 50 alunos.

Idealizadores do Programa #EmpregaJovemMCZ, o secretário adjunto da Juventude, Rodolfo Barros, e a assessora especial da Juventudade, Amanda Mendonça, lembraram que, ao longo dos últimos meses, todo o conjunto da proposta foi ganhando mais corpo, e oportunizando abrir novas vagas para muitos outros jovens.

“Lembro quando sentamos pessoalmente com o Senai, não queríamos nada convencional, pedimos para alterar a grade dos cursos que selecionamos, e implementamos empreendedorismo, competências socioemocionais, marketing digital, e tantas coisas boas que eles tinham disponíveis, entendendo que o mundo avançou e o mercado está cada vez mais criterioso”, contou Amanda Mendonça.

Rodolfo Barros garante que essa foi a primeira turma formada pelo programa, que começou de forma tímida, mas já planeja alcançar um número maior de beneficiários. No mês de setembro, a Jornada #EmpregaJovemMCZ garantiu a 400 jovens cursos de especialização de forma online, também em parceria com Senai.

Alunos concluíram a qualificação nos cursos de assistente administrativo e almoxarife.

“Nossa meta é ampliar ainda mais o #EmpregaJovemMCZ, ampliar o número de jovens qualificados no mercado de trabalho. Acreditamos muito no protagonismo deles e ouvindo todos esses relatos conseguimos perceber que nós acertamos”, assegurou Rodolfo Barros.

As aulas do #EmpregaJovem MCZ começaram em julho deste ano para atender um público alvo de jovens entre 18 e 24 anos. Cada curso, Assistente Administrativo e Almoxarife, teve uma carga horária de 240h, com ementas personalizadas e a implementação de disciplinas julgadas importantíssimas para o atual cenário do mercado de trabalho, como empreendedorismo, marketing digital, além de competências socioemocionais.

Gilca Cinara/Ascom SMG

Botão Voltar ao topo