Prefeitura leva 16 animais para adoção neste domingo (17)

Cães e gatos foram vacinados, vermifugados e passaram por avaliação médico-veterinária

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) levará 16 animais à Feira de Adoção deste domingo (17) no projeto “Na Orla é Massa”, na Avenida Silvio Viana, na Ponta Verde. A feira funciona em uma tenda instalada na altura do Palato Praia, das 8h às 17h. Estarão à disposição para adoção responsável cinco cães adultos, três cães filhotes, sete gatos filhotes e uma gata adulta. Na estreia da feira, na semana passada, 13 animais foram adotados.

Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Estão aptas à adoção pessoas com 18 anos ou mais que apresentem documento de identificação com foto e comprovante de residência. No ato da adoção os proponentes também assinam um termo de responsabilidade em que se comprometem a cuidar bem do animalzinho. Além disso, os animais recebem um chip para monitoramento e responsabilização dos proprietários em caso de abandono.

Os animais disponibilizados para adoção foram recolhidos após terem sido abandonados. Por isso, a UVZ ressalta a importância do acolhimento responsável. “Esse animais já foram resgatados do abandono e de maus-tratos. Merecem, portanto, um lar responsável onde sejam tratados com todo o carinho”, afirma o coordenador geral de Vigilância de Zoonoses, Marcos Vasconcellos.

Todos os animais disponíveis para adoção estão em boas condições de saúde. Durante a permanência na unidade, eles passam por cuidados e avaliação médico-veterinária. “Estão todos castrados, vermifugados e vacinados. No local da feira, profissionais poderão passar orientações sobre os cuidados com os animais e adoção responsável”, informa o coordenador.

A UVZ

A Unidade de Vigilância de Zoonoses fica no bairro Cidade Universitária, onde funciona diariamente, de segunda a domingo, das 8h às 17h. No local, além da adoção de animais castrados, estão disponíveis serviços de atendimento clínico com ênfase em zoonoses, vacinação antirrábica gratuita, castração por meio de agendamento e captura de animais de grande porte (equinos e bovinos) errantes.

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Para os atendimentos clínicos, basta que o animal seja levado à UVZ, onde será examinado pelos veterinários disponíveis, conforme a ordem das fichas distribuídas. O contato para esclarecimento de dúvidas e agendamento de serviços é 3312-5576.

A vacinação antirrábica também é oferecida na Unidade durante todo o ano para cães e gatos com pelo menos três meses, não sendo necessário aguardar a campanha anual para ter o animal vacinado. A Unidade de Zoonoses também oferece testes rápidos para leishmaniose e controle de enteroparasitoses, além do controle populacional de animais por meio da castração e promoção da adoção de cães e gatos.

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo