Prefeito de Maceió, JHC, entrega creche esperada há mais de dez anos por moradores do Vergel

Unidade atenderá 188 crianças da região nos dois turnos

O prefeito de Maceió, JHC, entregou, nesta sexta-feira (15), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Walter Pitombo Laranjeiras, no Vergel. A unidade é esperada há mais de dez anos pela população da região e foi concretizada em nove meses da atual gestão. O prefeito reafirmou que a educação e a infância são suas prioridades e o compromisso da Prefeitura com as comunidades da orla lagunar.

A unidade atenderá 188 crianças, na faixa de zero até cinco anos e onze meses de idade, da creche e da pré-escola, nos dois turnos. Foram investidos R$ 2 milhões em recursos próprios para a construção do equipamento, que possui espaços para administração, fraldário, salas de atividades para creche e para pré-escola, salas de amamentação, copa, lavanderia, cozinha, vestiário, entre outros.

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

“É importante destacar o simbolismo dessa unidade de ensino. Durante as obras, fizemos algumas visitas ao local e conversamos com muitas famílias. Víamos crianças com dificuldades, sem acesso à educação, com carências imensas. Essa região da orla lagunar tem que ser compreendida de uma maneira totalmente diferente e é isso que estamos fazendo”, diz o prefeito.

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O gestor também relembrou as políticas públicas do Município voltadas para essa população. “São quase 200 crianças que vão estudar aqui e que já estão recebendo Bolsa Escola Municipal de R$ 100 para a primeira infância. É algo que ajuda muito essas famílias, ainda mais nesse momento de inflação, em que tudo fica mais caro”, destaca.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Elder Maia, a obra é resultado de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público há mais de dez anos e assegurada graças ao esforço do prefeito JHC.

“Nenhuma gestão anterior conseguiu, e nós, em apenas nove meses de trabalho, agilizamos todo o processo de construção da obra, entregue em uma data simbólica. Hoje é um dia de transição, encerramos a Semana da Criança e iniciamos o Dia do Professor com a inauguração dessa obra belíssima”, afirma.

A creche atende aos padrões exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) e ocupa uma área de quase 2 mil metros quadrados.

Elder destaca, ainda, a importância do Cmei para a população local. “Vai atender a uma carência muito grande, sobretudo em razão da grande obra habitacional que já está em fase de conclusão, o Residencial Parque da Lagoa, que é a maior obra de edificações e de construção de casas próprias do município de Maceió”, explicou.

A diretora da escola, Selma Silva dos Santos, destacou a importância da Educação Infantil no desenvolvimento dos estudantes. “Sabemos que a educação é a base de tudo, e a Educação Infantil é a base da educação. Essas crianças, agora, terão a oportunidade de evoluir mais tranquilamente nos Ensinos Fundamental e Médio”, explica.

As aulas no CMEI já devem se iniciar na próxima semana. “Estamos muito felizes com a estrutura, que creio que é a estrutura dos sonhos de todo educador. Todos os professores e técnicos estão muito ansiosos para começar as atividades”, revela a diretora.

Mãe de duas crianças pequenas, Michelaine Maria da Silva esteve presente na inauguração e se disse feliz com a iniciativa. “Meu filho gostou muito, está ansioso para brincar e aprender mais. O espaço está muito bonito”, diz.

Outra beneficiada foi Samara Cristina da Silva Santos, que conseguiu um emprego recentemente. “Estive desempregada por muito tempo e, finalmente, consegui um trabalho. Estava tirando de onde não tinha para pagar uma creche particular. Agradeço muito ao prefeito JHC, pois, agora, o dinheiro poderá ser investido em outras das nossas necessidades”, pontua a mãe.

Ascom Semed e Secom Maceió

Botão Voltar ao topo