Crianças da Casa de Adoção Rubens Colaço e Acolher visitam Corpo de Bombeiros

Programa “Mês da Criança – Eu sou o Futuro” leva crianças dos abrigos institucionais para conhecer o Corpo de Bombeiros

Como parte do cronograma de atividades voltadas para a valorização social de crianças e adolescentes das unidades de acolhimento institucional, a Diretoria de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), levou a garotada para visitar o departamento do Corpo de Bombeiros. Na ocasião, meninos e meninas tiveram a oportunidade de conhecer o quartel da corporação, os profissionais da unidade e dar uma volta no veículo utilizado pelos socorristas.

Dividida em dois momentos, na primeira etapa da ação, pela manhã, crianças de até 13 anos das instituições Acolher e Rubens Colaço visitaram à unidade socorrista. Já no período da tarde, será a vez dos adolescentes do Luzinete Soares e Casa Lar desfrutarem da ocasião.

A coordenadora-geral de Acolhimento Institucional, Rosângela Melo, esteve presente na ação, e explicou o objetivo do encontro. “A iniciativa teve o intuito de proporcionar lazer aos meninos e meninas dos das unidades de acolhimento, além de incentivar e motivá-las a sonhar. Muitos desse jovens, possuem a autoestima baixa e queremos mostrar que eles podem acreditar em si e que através da vivência dos profissionais do Corpo de Bombeiro podem se espelhar para construir novos sonhos. Enquanto Secretaria de Assistência Social queremos mostrar um novo futuro, fora da realidade dos abrigos”, explicou Rosângela.

Sargento Ronyeri, atuante no projeto social Bombeiro Mirim, explicou a necessidade de atuar em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Fruto do programa Banda Filarmônica do município de Pão de Açúcar, o agente reforçou o objetivo da visita à unidade, além de pontuar os benefícios de mostrar aos jovens uma nova perspectiva de vida.

“Bombeiro Mirim é um projeto que atende a comunidade em parceria com os Cras e hoje tivemos a honra de receber a visita de crianças dos abrigos. Mostramos o nosso trabalho, nossa instituição e fazer parte das memórias afetivas das crianças é mostrar que elas podem sonhar e ocupar o espaço que desejarem. Muitas delas sonham em trabalhar no Corpo de Bombeiros e o projeto social tem a finalidade de nos tirar do lugar onde estamos e nos colocar onde desejamos estar”, ponderou o Sargento.

O menino de oito anos, da unidade de acolhimento Rubens Colaço, pôde acompanhar de perto a experiência de ser bombeiro por um dia. A criança afirmou que o momento de lazer trouxe alegria e ânimo para todos os amigos.

“Gostei muito da ação de hoje, porque a gente conheceu tudo sobre os bombeiros. No abrigo nós jogamos futebol e fazemos outras atividades, mas hoje pudemos andar no carro dos bombeiros e conhecer um pouco os equipamentos que eles usam quando vão socorrer quem precisa. Foi um dia muito bom e eu não trocaria por nada”, pontuou a criança.

Iara Alencar (estagiária) / Ascom Semas

Botão Voltar ao topo