Assistência Social promove ação de combate ao trabalho infantil no Benedito Bentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil — Peti Volante —, realizou, na manhã desta sexta-feira (15), no bairro do Benedito Bentes, uma ação de conscientização de combate o trabalho infantil e de identificação da exploração de mão de obra infanto-juvenil. A iniciativa é intitulada “O trabalho Infantil rouba o futuro da criança”.

Na ação, que contou com profissionais do programa, foram abordados comerciantes, feirantes e pais que estavam com crianças na feira no bairro. Os educadores entregaram panfletos, mostrando que os males do trabalho Infantil e a importância do combate à prática.

Para a coordenadora geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, Vitória Ferreira, é importante a população estar consciente que a criança não pode trabalhar. “O objetivo dessa ação é conscientizar as famílias e, principalmente, os comerciantes que lugar de criança é na escola e não trabalhando. Estamos sendo bem recebidos por todos. As pessoas estão aceitando as nossas orientações e permitindo a colagem do cartaz da campanha em diferentes pontos comerciais”, afirmou Vitória.

O programa de Erradicação do Trabalho Infantil, é responsável pelas articulações para o enfrentamento destas situações e busca identificar crianças e adolescentes em situações de violações de direitos.

O Conselheiro Tutelar do Bairro do Benedito Bentes, Silas Santos, falou do trabalho integrado das unidades da Semas. “Sempre recebemos denúncias de trabalho infantil aqui no Conselho. Identificamos as famílias que estão explorando as crianças, orientamos e, mesmo não sendo fácil, na maioria dos casos, conseguimos diminuir ou erradicar o trabalho infantil”, afirmou.

Juliana Alvim é comerciante do bairro e recebeu a equipe dos educadores em sua loja. Ela apoiou e parabenizou o trabalho dos profissionais da Secretaria. “É uma ótima ação de conscientização para os comerciantes. Sou mãe e sei que lugar de criança é na escola. E concordo que tenham mais abordagens dessas aqui no bairro”, ponderou Juliana.

Na próxima semana, outros bairros de Maceió vão receber a ação do Peti Volante.

Peti Volante

A unidade móvel do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Infantil (Peti) Volante da Semas atua em diversas regiões de Maceió, principalmente as consideradas mais críticas. O projeto tem o objetivo de identificar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social que estejam trabalhando, oferecendo encaminhamentos adequados às famílias, a fim de diminuir a incidência de trabalho infantil e juvenil na capital.

Ação da equipe do Peti Volante no combate ao trabalho infantil em Maceió Foto: Arquivo Ascom Semas

O Peti Volante promove atividades itinerantes de recreação como forma de sensibilização para crianças que estejam em condições de exploração para, em seguida, encaminhá-las aos programas sócioassistenciais da Prefeitura de Maceió.

Mailson Franklin/Ascom Semas

Botão Voltar ao topo