Prefeito JHC recebe estudante do SESI finalista do Nobel da Educação e discute parcerias

Ana Júlia é uma das 50 finalistas do Global Student Prize e vai ajudar o município a estruturar projetos de robótica e programação

O prefeito de Maceió, JHC recebeu, nesta quarta-feira (13), a estudante Ana Júlia de Carvalho, aluna da Escola Cambona do Serviço Social da Indústria (SESI), e uma das 50 finalistas na primeira edição do Global Student Prize, o ‘Nobel da Educação’ para estudantes. Ana Júlia tem 18 anos, é de Maceió, e foi selecionada entre mais de 3,5 mil inscrições realizadas em 94 países. O prefeito destacou a importância da tecnologia e inovação e disse que o município desenvolverá projetos para incluir cada vez mais alunos no mundo da robótica e da programação.

“A Ana Júlia é uma inspiração e vai contar com nosso apoio. Ela é um orgulho para a gente por toda sua jornada, tudo o que construiu, pela visão ampla, cuidadosa e de vanguarda, e vai levar o nome do nosso País, do Estado e da nossa cidade de forma brilhante. Vai nos ajudar a estruturar um projeto de robótica e programação para o nosso município”, disse JHC.

Entre os projetos desenvolvidos por Ana Júlia, que iniciou na robótica aos 12 anos, estão o Sustainable Aerator, que tem como finalidade aumentar a qualidade de água dos animais para ampliar a produção leiteira de caprinos e ovinos em regiões de subsistência de países em desenvolvimento e Ecosururu, telha sustentável feita com a casco do sururu, molusco encontrado em Alagoas.

“Esse momento mostra que todo nosso desenvolvimento de alunos, de líderes de nossas regiões, está sendo visualizado porque muitas vezes nós criamos soluções para resolver problemas da comunidade, econômicos, ou até mesmo desenvolvendo projetos, e geralmente esses projetos não são vistos. Então, ter essa oportunidade de vir e conversar com o prefeito, significa que nós estamos sendo vistos, levados em consideração”, disse Ana Júlia.

A gerente executiva de Educação do SESI, Clarisse Barreiros também falou sobre a importância do apoio. “A Ana é nossa aluna no SESI desde o primeiro ano de ensino fundamental e cresceu junto com a escola. Hoje ela é uma aluna referência para a gente porque nessa contemporaneidade que a gente vê os jovens com tanta dificuldade de estabelecerem um foco, um objetivo e percorrerem trajeto que não é fácil para alcançar, a Ana Júlia desponta e passa a ser um exemplo para a escola e para os colegas. É muito orgulho para a rede SESI”, disse.

A diretora da Escola Cambona do SESI, Dayse Teixeira, ressaltou a importância da iniciativa do prefeito JHC em receber a estudante. “Fortalece a ideia da gente poder divulgar o local onde a Ana Júlia já chegou e outros que ela ainda vai conquistar. Então, para a gente é extremamente importante esse momento.

SOBRE O PRÊMIO

O Global Student Prize reconhece um estudante excepcional, que apresenta impacto notável no aprendizado e na vida de amigos, colegas e comunidade. Quem for escolhido recebe um prêmio de US$ 100 mil. O vencedor será anunciado na cerimônia de premiação que ocorrerá em novembro, em Paris, na França.

Niviane Rodrigues / Secom Maceió

Botão Voltar ao topo