Setembro Amarelo: Servidores do CadÚnico participam de ação de sensibilização

Em alusão ao Setembro Amarelo, a Coordenação do Cadastro Único (CadÚnico) realizou uma atividade com os servidores da unidade sobre prevenção ao suicídio, na última sexta-feira (24). Os servidores se prepararam e fizeram encenações, dinâmicas de grupo, atividades motivacionais e exibiram vídeos sobre a temática.

Ação de conscientização envolveu todos os servidores da unidade. Foto: Ascom Semas

Segundo o coordenador do CadÚnico, Diogo de Lima, cada setor ficou responsável por um determinado subtema dentro do tema central que é a prevenção ao suicídio.

“A iniciativa faz parte do calendário de ações de integração interna do Cadastro Único. O objetivo principal é aproximar todos os servidores e criar um clima organizacional onde os colaboradores se sintam valorizados. Apesar de ser destinado aos servidores, o que foi socializado será repassado aos usuários na prática durante os atendimentos”, disse Diogo.

Os temas abordados pelos servidores  foram: Prevenção ao suicídio: o escutar como caminho; Suicídio: o que eu tenho a ver com isso?; Eu vim pra dizer que te amo; Consultar o psiquiatra? Eu?; e Sobrevivendo à perda por suicídio: a dor de quem fica.

A servidora Hanna Brito falou sobre a importância do tema entre os colegas de trabalho. “Mesmo com os  casos crescentes de suicídio a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema. Nós, como funcionários, estamos gratos à coordenação por implantar esse projeto de conscientização. Nossa equipe ficou com o tema ‘Eu vim para dizer que te amo’. Foi um momento em que passamos para os nossos colegas a importância que eles têm, tanto como equipe, quanto indivíduos. Também falamos sobre o amor o próximo e como isso de empatia é importante e um momento único e ao mesmo tempo de descontração”, avaliou Hanna.

Servidoras fizeram atividades motivacionais. Foto: Ascom Semas

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, como também de prevenir e reduzir os casos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do planeta. Isso representa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma. A campanha de 2021 tem como título “Setembre-se o ano inteiro. Onde tiver vida, terá solução.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

Botão Voltar ao topo