Prefeitura discute programação para a campanha Outubro Rosa 2021

Atividades incluem ações de conscientização para a prevenção e realização de exames de rastreamento do câncer de mama

A secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, recebeu, nesta quinta-feira (23), a primeira-dama de Maceió, Marina Candia, para ajustar as atividades da campanha anual Outubro Rosa, dedicada à prevenção e à detecção precoce do câncer de mama. Este ano, aproveitando a mobilização das mulheres para a realização dos exames de rastreamento do câncer de mama, a Prefeitura também promoverá a sensibilização das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) para os exames preventivos de câncer de colo de útero, represados em decorrência da pandemia.

Reunião preparatória da Campanha Outubro Rosa 2021. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A campanha municipal promove o autocuidado, por meio de atividades e práticas saudáveis e ampliação da oferta do exame de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, nos equipamentos da rede pública de saúde. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha envolve todas as secretarias e órgãos municipais e instituições não governamentais que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama.

“O Outubro Rosa tem grande importância para a saúde da mulher, uma vez que o poder público e diversos segmentos da sociedade se mobilizam para a promoção da conscientização sobre a doença e pela ampliação das ações de prevenção e acesso ao diagnóstico. A primeira-dama de Maceió, entendendo a relevância deste trabalho, abraça a campanha e se une ao nosso esforço e para convidar as mulheres a reforçar os cuidados com sua saúde”, informa a secretária Célia Fernandes.

A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Além de usar os meios de comunicação para a conscientização sobre o autocuidado e a realização de exames durante o mês de outubro, haverá palestras, seminários, exposição temática de fotografias, atividades culturais e de promoção da autoestima, escuta e acolhimento para as servidoras da Saúde Municipal e para as usuárias das unidades de saúde do município.

Para a primeira-dama de Maceió, a campanha será um marco para a saúde das mulheres da capital alagoana. “Eu estou muito feliz com o amparo da secretária Célia Fernandes, acho que será um mês muito produtivo, principalmente com a realização dos exames, que serão ampliados em toda a rede do Município. Acredito que a campanha seja crucial para nossa cidade, especialmente para a saúde da mulher maceioense”, afirma Marina Candia.

A primeira-dama de Maceió, Marina Candia, participou da reunião. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Representando o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, também esteve presente na reunião a assessora Anna Julia.

A campanha

O Outubro Rosa é uma campanha internacional com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A redução de risco, por meio de práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para redução da mortalidade por câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos, como atividade física regular, alimentação saudável, não fumar e evitar ingestão de bebidas alcoólicas. O diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo