SMTT incentiva uso de bicicletas e presta apoio viário ao Passeio Ciclístico Solidário

Evento promove a mobilidade ativa aos maceioenses

Seguindo com a programação da Semana Nacional do Nacional de Trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), participou nesta quarta-feira (22), do Passeio Ciclístico Solidário, promovido em alusão ao Dia Mundial sem Carro. O evento teve início no estacionamento do Maceió Shopping e seguiu pelas vias da capital.

Evento teve início no estacionamento do Maceió Shopping e seguiu pelas vias da capital. Foto: Ascom SMTT

Além das práticas esportivas, os maceioenses utilizam as bicicletas como meio de transporte para se locomover e realizar as atividades diárias. O assessor técnico de Educação para o Trânsito da SMTT, Eduardo Freire, ressalta a importância de incentivar a mobilidade ativa para melhoria da qualidade de vida.

Participação da SMTT é mais uma ação da Semana Nacional do Trânsito, Foto: Ascom SMTT

“A SMTT vem desenvolvendo ações para garantir a segurança viária, principalmente, os ciclistas que precisam de mais atenção. Esse evento é mais uma ação, para conscientizar as pessoas da importância da segurança e do respeito às leis e aos espaços de cada um no trânsito” disse.

Alyson Sato, é funcionário público e contou que trocou o uso do carro pela bicicleta para realizar seus afazeres cotidianos, como ir ao trabalho, levar os filhos na escola e realizar passeios. Ele enaltece as iniciativas dos órgãos públicos de estimular eventos ciclísticos.

Alyson esteve no evento acompanhado do filho. Foto: Ascom SMTT

“A participação do poder público é fundamental para fomentar essa modalidade, seja na infraestrutura ou no apoio, como a presença da SMTT, pois Maceió é uma cidade muito convidativa para o uso da bicicleta. Inclusive, trouxe meu filho para o evento, para conscientizá-lo desde criança sobre a importância de pedalar para a saúde e a preocupação com o meio ambiente.

Superintendente da SMTT projeta estender a malha cicloviária na capital. Foto: Ascom SMTT

O titular da pasta, André Costa, falou sobre os projetos que a SMTT desenvolve para estimular ciclistas na cidade. “Atualmente, Maceió é a cidade com a menor malha cicloviária do Brasil, possuindo apenas 42km de extensão de infraestrutura cicloviária. Nossa meta é chegar a pelo menos 120 km de malha cicloviária, integrando e conectando as diferentes vias que possuem ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas”, disse.

O evento também contou com a presença do secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social ,Thiago Prado, e do Grupamento da Bike Patrulha da Guarda Municipal de Maceió, que auxiliou na segurança durante o percurso.

Passeio Ciclístico Solidário
O Passeio Ciclístico Solidário é um projeto criado para incentivar o desenvolvimento de hábitos saudáveis, através das práticas esportivas. Estar presente em eventos como esse, resultam em benefícios para a saúde humana, bem estar social, e redução da poluição sonora e ambiental.

Agentes de trânsito estiveram no evento, e atuaram no apoio para garantir o deslocamento seguro dos ciclistas.

Ascom SMTT

Botão Voltar ao topo