Escola Zilka de Oliveira produz jornal virtual como proposta pedagógica

Vídeos produzidos pelos alunos envolvem as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciência e História, e estimula o exercício da cidadania

Uma atividade desenvolvida pela turma do 5° ano da Escola Municipal Zilka de Oliveira, no bairro Petrópolis, vai virar jornal virtual. Os alunos produziram vídeos entrevistando os moradores da região acerca de reivindicações de melhorias para a comunidade local. A proposta, que registra os relatos por meio do gênero jornalístico, surgiu do projeto desenvolvido na escola com foco na oralidade e reflexão social dos alunos.

Estudantes abordaram moradores de sua vizinhança. Foto: Pedro Caldas / Ascom Semed

A didática teve início no dia 24 de agosto de forma remota, através de grupo do WhatsApp. O trabalho integrado envolve os componentes curriculares da Língua Portuguesa, Ciências e História.

Seguindo um roteiro elaborado pela professora Maria Cláudia, os estudantes desenvolveram a oralidade e o pensamento social. As crianças também desenvolveram autonomia na sua forma de comunicação, estudando sobre o artigo de opinião, que é o gênero textual incluído nessa didática.

Ainda em aulas remotas, as publicações do Jornal Virtual da Escola Zilka de Oliveira, serão permanentes e estarão disponíveis no grupo do Facebook da escola. O editorial trará conteúdos informativos, entrevistas, fotos e imagens produzidas pelos próprios alunos.

Maria Claúdia explica que as reportagens visam promover a interação dos estudantes, além de exercer seu papel de cidadão. “Procuro estimular a consciência social ao ampliar a capacidade de fazê-los pensar como cidadãos. Eles estão desenvolvendo a busca por soluções e pensamentos coletivos acerca de problemáticas que envolvem educação, saúde, habitação, entre outros”, destaca a professora.

Claúdia explica que as reportagens visam promover a interação dos estudantes. Foto: Pedro Caldas / Ascom Semed

A didática teve o empenho de cada aluno com o apoio de familiares, sendo avaliado de forma muito positiva até mesmo pela comunidade local.

Ana Claudia, mãe da aluna Emilly Kelly do 5° ano, conta sobre o entusiasmo de sua filha para se dedicar ao trabalho e destaca a importância dessa iniciativa para a comunidade. “Fiquei muito feliz, pois minha filha, como sempre, fez os trabalhos da escola com amor e dedicação. Além disso, acredito que pode nos ajudar a melhorar nossa moradia”, conta.

Ana Claudia e Emilly Kelly, do 5º ano. Foto: Pedro Caldas / Ascom Semed

Emilly, de 11 anos, também contou como se sentiu com sua participação. “Me sinto representando as crianças da escola Zilka de Oliveira. Essa também é uma grande oportunidade para nossa comunidade ser ouvida pelas pessoas”, diz a menina.

Pedro Caldas / Ascom Semed

Botão Voltar ao topo