Convívio Social libera calçada ocupada irregularmente por ferro velho no Canaã

Proprietário já havia sido notificado pela Semscs devido à obstrução do passeio público, provocando transtornos a comunidade

Atendendo a denúncia de moradores do bairro do Canaã, parte alta de Maceió, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) removeu os materiais acumulados por um ferro velho que ocupava irregularmente uma calçada na região. A ação aconteceu nesta quarta-feira (22), e contou com o apoio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) para remover os entulhos.

Equipes de fiscalização da Semscs estiveram no local para acompanhar a remoção no Canaã. Foto: Alberto Jorge/AscomSemscs

De acordo com Thiago Prado, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, além dos problemas gerados à comunidade pela ocupação irregular da calçada, os entulhos podem causar a proliferação de animais peçonhentos e transmissores de doenças.

“Essa foi mais uma ação da Prefeitura para trazer melhorias para a população. A ocupação irregular do passeio público causa inúmeros transtornos, principalmente às pessoas que têm dificuldade de locomoção, fazendo com que precisem transitar no meio dos carros. Outro problema é o acumulo de sujeira, que acaba atraindo animais peçonhentos, além de criar um local fácil para o acúmulo de água, condição ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, disse Thiago Prado.

O estabelecimento já havia sido notificado pela equipe de fiscais da Secretaria antes da remoção e apreensão acontecer, mas o proprietário não cumpriu o prazo dado pela Semscs para fazer a retirada dos materiais que estavam ocupando de forma irregular o passeio público.

“Assim que recebemos a denúncia, viemos aqui e notificamos o ferro velho. Mesmo após o prazo de 30 dias dado pela Secretaria, a situação permanecia a mesma. Então, acionamos as equipes da Sudes para remover os entulhos”, declarou Marcos André, diretor de Convívio da Semscs.

As equipes da Sudes retiraram 36 itens de materiais reciclados produzidos pelo ferro velho, o que totalizou cerca de 3,6 toneladas.  Pela ocupação irregular do solo, o proprietário do estabelecimento comercial será multado em R$ 1.600.

Secretário Thiago Prado esteve presente na ação realizada em parceria com a Sudes. Foto: Alberto Jorge/Ascom Semscs

Denúncias

O cidadão pode denunciar o descarte irregular de entulho pelos canais da Ouvidoria da Semscs, que pode ser pelo site; ou pelo número: 3312-5289, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Amanda Lima (estagiária) Ascom/Semscs

Botão Voltar ao topo