Maceió vacina adultos com 1ª e 2ª doses e idosos com 3ª dose nesta quinta-feira (23)

Imunização para adolescentes de 12 a 17 anos será retomada quando chegarem vacinas destinadas a esta finalidade

A vacinação contra a Covid-19 prossegue nesta quinta-feira (23) em Maceió, com aplicação da primeira dose e da segunda dose para adultos com 18 anos ou mais, da terceira dose para pessoas com 70 anos ou mais que tenham completado seis meses da segunda dose e pessoas com alto grau de imunossupressão com pelo menos 28 dias após terem tomado a 2ª dose.

A vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, está suspensa neste momento, uma vez que o saldo de doses de vacinas da Pfizer destinadas a este público foi utilizado. As novas doses deste imunizante que a Prefeitura recebeu foram direcionadas à terceira dose. Assim, a vacinação do público adolescente será retomada quando chegarem novas doses de vacinas com esta finalidade.

A segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer pode ser antecipada em até dez dias em qualquer um dos oito pontos fixos de vacinação. A segunda dose da Astrazeneca também pode ser agendada tem 20 unidades de saúde. A segunda dose da Coronavac está disponível em todos os pontos a partir da data marcada no calendário de vacinação.

A primeira dose para adultos, a segunda dose e a dose de reforço estão disponíveis em todos os pontos de vacinação, com horário estendido das 9h até as 21h, no Corujão da Vacina, nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária) e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria. Nos pontos da Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Papódromo (Vergel) e Terminal do Osman Loureito (Clima Bom) o horário vai das 9h até às 16h.

Terceira dose para pessoas acamadas

As pessoas acamadas que tomaram a primeira e a segunda doses em Maceió e já estão cadastradas na base de dados da Prefeitura com essa condição serão contatadas e atendidas pelas equipes de vacinação extramuros. As que vieram a ficar acamadas ao longo desse período precisam ligar para o número 3312-5589 e se cadastrar para receber a equipe de vacinação em casa. 

Intercambialidade para terceira dose

A Nota Técnica n° 43/2021 do Ministério da Saúde recomenda a intercambialidade entre vacinas para terceira dose. Ou seja, todo esse público tomará vacinas diferentes das que foram administradas nas doses anteriores. Quem tomou as duas doses da Coronavac e da Astrazeneca tomará a terceira dose da Pfizer e quem tomou as duas doses da Pfizer tomará a dose complementar da Astrazeneca.

Documentos necessários para terceira dose

Para se vacinar com a terceira dose, pessoas idosas devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não precisa cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior. Pessoas imunocomprometidas devem apresentar, além do documento de identificação e do comprovante de residência, um dos citados abaixo:

– Prescrição médica com justificativa;

– Exames específicos que estabeleçam o diagnóstico;

 – Relatório médico;

 – Receitas para terapêutica específica de condições descritas;

 – Guia de Encaminhamento específico.

Imunossuprimidos que devem tomar a terceira dose

I – Imunodeficiência primária grave.

II – Quimioterapia para câncer.

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.

IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS.

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).

VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

VIII – Pacientes em hemodiálise.

IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras

1. Metotrexato

2. Leflunomida

3. Micofenolato de mofetila

4. Azatiprina

5. Ciclofosfamida

6. Ciclosporina

7. Tacrolimus

8. Mercaptopurina

9. Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)

10. Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo