EM ALAGOAS: Governador autoriza Cisp em Piranhas e afirma que turismo não se faz sem segurança

O governador Renan Filho afirmou, nesta quarta-feira (22), que “não se faz turismo sem segurança”. A declaração foi feita em Piranhas, durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que será do tipo II. Na solenidade, ele fez a entrega de dois Sistemas de Dessalinização do Programa Água Doce (PAD), anunciou a construção do Anel Viário do município sertanejo e a pavimentação em asfalto do bairro Xingó.

Renan Filho encerrou em Piranhas uma intensa agenda de trabalho no Sertão alagoano com entregas e anúncios de novos investimentos. Durante sua estada, ele disse que pôde, novamente, constatar o potencial econômico e turístico da região, cujas atividades serão ainda mais fortalecidas com as obras anunciadas. O governador também esteve em Olho D’Água do Casado e em Delmiro Gouveia, na terça-feira (21).

“Com esses investimentos que vamos fazer certamente a região estará mais preparada para avançar no futuro. Vamos construir um CISP tipo II aqui em Piranhas. Trata-se de uma obra fundamental para o desenvolvimento do município porque vai garantir mais segurança às pessoas e também para o fortalecimento do turismo, porque não se faz turismo sem segurança”, declarou.

O CISP de Piranhas é o terceiro do tipo II lançado este mês pelo Governo do Estado. Cada unidade contará com investimento de R$ 10,4 milhões em recursos do Tesouro Estadual. Os prédios são mais amplos do que os do tipo I. Os equipamentos integram o trabalho das polícias Civil e Militar, fortalecendo a segurança pública no combate à violência.

A solenidade em Piranhas também marcou a entrega de dois Sistemas de Dessalinização do Programa Água Doce (PAD), por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que beneficiam o assentamento Dois Irmãos e a comunidade Lages, onde vivem mais de 100 pessoas.

“Água no Sertão é obra fundamental. Vamos dar como entregues esses dois sistemas de extração e dessalinização de água. Temos várias obras dessa natureza na região. A gente precisa seguir avançando na direção de fortalecer o abastecimento de água para as pessoas”, considerou o governador.

Em Alagoas já foram instalados 101 Sistemas de Dessalinização, em 30 municípios, beneficiando mais de 40 mil pessoas no Semiárido e Sertão. O Estado é referência na implementação do PAD.

Mais investimentos 

Dois investimentos essenciais para o desenvolvimento urbano e que também impulsionarão o turismo em Piranhas foram anunciados por Renan Filho: o Anel Viário e a pavimentação em asfalto do bairro Xingó.

“Depois da urbanização do bairro de Xingó, vamos construir também aqui o Anel Viário, que vai ser muito importante para o turismo da cidade. Quando os ônibus chegam ao Centro Histórico de Piranhas, nos dias de maior movimentação, não tem como organizar o trânsito no Centro. Então, o Anel Viário vai garantir estacionamento aos ônibus, o ordenamento do trânsito e possibilitar que a cidade de Piranhas avance mais”, avaliou o governador, parabenizando o prefeito de Piranhas, Thiago Freitas, por ter concluído o projeto em tempo recorde.

O gestor municipal agradeceu os investimentos realizados pelo Governo do Estado no município e destacou as obras do programa Minha Cidade Linda, que vai pavimentar, em paralelepípedos, 59 ruas, e o Cartão CRIA, que já beneficia mais de mil famílias. Segundo Freitas, a meta é cadastrar mais 600.

“O Minha Cidade Linda está andando a todo vapor aqui em Piranhas. O município foi contemplado com a pavimentação de 59 ruas, cujas obras estão bem avançadas”, revelou o gestor municipal.

Participaram, ainda, das atividades em Piranhas os secretários de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar; da Cultura, Melina Freitas; o Executivo de Comunicação, Cristiano Matheus; o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor; o deputado estadual Inácio Loyola; dentre outras autoridades.

Botão Voltar ao topo