Educação realiza ação de arborização e sustentabilidade na Escola Maria José Carrascosa

Conscientização dos alunos sobre cuidados com o meio ambiente foi foco de ação

O Dia da Árvore é comemorado neste dia 21 de setembro e para reforçar a conscientização sobre o meio ambiente e trazer os benefícios de um local mais verde, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), realizou uma ação de arborização com o plantio de seis novas árvores de Ipê na Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, no bairro do Poço.

A escola que atualmente atende 560 estudantes, reuniu cerca de 50 alunos do Ensino Infantil e Fundamental em um momento de colocação das árvores, para que eles pudessem aprender brincando com a equipe ecológica da Sudes. Toda a dinâmica aconteceu através da utilização de brinquedos ecológicos, como um Vai e Vem e árvores de garrafa PET.

Alunos da Escola Maria José Carrascosa plantam árvores durante ação. Foto: Pedro Caldas / Ascom Semed

As novas vegetações que agora fazem parte da escola, foram plantadas pelas mãos dos próprios alunos, como é o caso da aluna Mauane Vitória do 3º ano do Ensino Infantil. Segundo ela, a sensação é indescritível e ela avisa: “as árvores fazem bem e são muito importantes, gosto de ter mais árvores na minha escola”, diz a menina.

A coordenadora do setor de educação ambiental da Semed, Jane Costa esteve presente e ressaltou a importância de se ter uma iniciativa como essa nas escolas. Segundo a servidora, a arborização e o verde desempenham um papel importante no ambiente escolar.

“Através de reuniões vimos a necessidade da educação ambiental com as crianças, essas árvores são muito importantes e vão contribuir com a questão do meio ambiente, fornecendo sombra, um melhor oxigênio, além da possibilidade de os educadores desempenharem um trabalho pedagógico com as crianças de preservação da natureza”, disse Jane.

A ação também foi importante para conscientizar os alunos sobre o respeito com o meio ambiente, como diz a Diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares. Ela se mostra satisfeita em poder participar do momento ecológico e diz que o plantio das novas árvores fornecem inúmeros benefícios para a utilização do bem público.

“Essas árvores além de trazer o conforto térmico, farão um abrigo e um olhar a mais com cuidado ambiental e ecológico, reforçando assim de forma didática e lúdica o poder e a importância que a gente tem de trazer a natureza dentro da escola. Que com essa ação os alunos possam entender desde pequenos que a natureza possa ser cuidada, amada e preservada para as futuras gerações”, afirmou.

“Muito simbólico”, foi como a Diretora da escola, Mariluce Mello definiu as ações realizadas nesse dia da árvore. “É muito importante esse trabalho que está sendo realizado hoje, escolhemos esse momento justamente para trazer de volta a natureza para dentro da escola e dessa forma sensibilizar nossos alunos pela preservação, para que elas se tornem cuidadoras”, concluiu.

Nathan Araujo (estagiário) / Ascom Semed

Botão Voltar ao topo