Núcleo Ampliado de Saúde da Família realiza atividades para crianças do Ouro Preto

Iniciativa é uma parceria da equipe do Nasf com o projeto social América Ouro Preto e desenvolve ações para pessoas em situação de vulnerabilidade

Com o objetivo de promover ações de saúde e se aproximar de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade no bairro do Ouro Preto, a equipe 7 do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) que atua na Unidade de Saúde da Família Ouro Preto realizou nesta terça-feira (14) atividades lúdicas em parceria com o projeto social América Ouro Preto, que visa levar o futebol a crianças e adolescentes da região.

Foto: Ascom/SMS

De acordo com Carolina Correia, terapeuta ocupacional do Nasf, a equipe da Unidade de Saúde realiza atividades lúdicas com as crianças e adolescentes do projeto a cada 15 dias. “Os profissionais se dividem em trios para a construção de dinâmicas com temáticas relacionadas à saúde e que foram elencadas previamente com o coordenador do projeto. O objetivo central é a aproximação e a reflexão sobre escolhas, hábitos e projetos de vida”, destaca a profissional.

Foto: Ascom/SMS

Entre as temáticas já abordadas nas reuniões do projeto estão a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável, utilizando como recurso lúdico um tabuleiro no chão, com perguntas e respostas sobre alimentação. Em outro momento, as crianças e adolescentes falaram sobre a construção de sonhos, com a contação de histórias de vida de jogadores de futebol, principalmente alagoanos, para abordar as possibilidades de sonhos e escolhas.

Ainda segundo Carolina Correia, o projeto tem tido um bom engajamento das crianças e adolescentes da região. “Atualmente trabalhamos com 60 crianças e adolescentes e eles participam das dinâmicas e pedem pra gente voltar, falam sobre seus sonhos profissionais conosco e projetos pro futuro. Um deles disse que quer ser jogador de futebol e bombeiro quando crescer”, lembra a terapeuta ocupacional do Nasf 7.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Botão Voltar ao topo