Setembro Amarelo: Caps Everaldo Moreira promove atividades junto a profissionais

Em alusão ao mês da prevenção ao suicídio, profissionais do Caps participaram de atividades de relaxamento e descontração

Dando continuidade às ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Outras Drogas (AD) Dr. Everaldo Moreira (Farol) realizaram na tarde desta segunda-feira (13), a ação “Cuidando do Cuidador”, momento voltado para a saúde mental dos trabalhadores do Caps.

Durante a tarde os profissionais participaram de sessões de massoterapia e acupuntura, além de música ao vivo, lanches e sorteios de brindes. O Caps AD também foi decorado pelos profissionais de saúde com o tema “Vale a pena viver”.

Decoração do Caps AD. Foto: Ascom/SMS

Segundo Danielle Pacheco, gerente do Caps AD Everaldo Moreira, os profissionais de saúde estão o tempo todo se doando, cuidando e muitas vezes deixam seu próprio cuidado de lado. “Então esse momento é uma forma para que eles também participem do processo, não só se doando, mas também recebendo, ainda mais em um período tão delicado como esse que todos estamos passando com a pandemia”, afirma.

Danielle Pacheco, gerente do Caps AD Everaldo Moreira. Foto: Ascom/SMS

“Sempre tivemos um Setembro Amarelo muito voltado para quem a gente cuida, os nossos usuários, como tem que ser. Mas é preciso perceber que nossos cuidadores também precisam desse momento. Por isso, além dessa comemoração de hoje, também estamos dando início ao projeto ‘Cuidando do Cuidador’ que ficará permanente em nosso Caps e fará atividades mensais com nossos colaboradores”, completa Danielle Pacheco, gerente do Caps AD.

Profissionais de saúde que participaram da ação. Foto: Ascom/SMS

Setembro Amarelo

Durante todo o mês de setembro, Unidades de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) realizam ações que buscam conscientizar a população sobre o tema do suicídio, levantando debates em torno de sua prevenção, tanto para usuários do SUS quanto para profissionais de saúde, apresentando os serviços e redes disponíveis na Atenção Psicossocial do Município para aqueles que necessitam de ajuda.

Assistência aos profissionais do município

Além das atividades realizadas ao longo de todo o mês de setembro nos Caps de Maceió, a Gerência de Atenção Psicossocial também disponibiliza, de forma permanente, o Teleatendimento Remoto por meio do número 3312-5410. O serviço busca prestar assistência aos profissionais de saúde que necessitem de atendimento psicológico. O serviço funciona às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h e conta com três psicólogos para realizar os atendimentos.

O profissional de saúde que tiver necessidade pode ligar para o número, agendar um horário e será feito o acompanhamento necessário para cada caso. Esse acompanhamento inclui a consulta psicológica e também o encaminhamento para demais serviços de saúde mental, a depender da necessidade identificada.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Botão Voltar ao topo