Curso voltado à formação de Nudecs encerra inscrições nesta segunda-feira (13)

Encerram nesta segunda-feira (13) as inscrições para o curso de formação de voluntariado dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec’s). O curso é parte do processo seletivo para composição dos mesmos, que deverá ocorrer ainda este ano. As inscrições podem ser realizadas aqui. O edital para chamamento pode ser acessado neste link. Os Núcleos buscam ser uma ponte entre a Defesa Civil e a comunidade, onde os voluntários identificarão os riscos e apontarão soluções ao órgão para que encaminhamentos sejam realizados às secretarias municipais.

Após o curso, a Defesa Civil fará uma seleção para o preenchimento do número de vagas de cada território administrativo. Além da participação nas aulas, os candidatos precisam comprovar que são residentes nas comunidades nas quais estão se candidatando e ter interesse de ser voluntário.

Foto: Defesa Civil de Maceió

Objetivos do curso

• Estimular a participação de movimentos sociais, líderes comunitários, instituições que compõem o território e a sociedade civil em ações de segurança social e preservação ambiental;

• Capacitar as lideranças dos núcleos para colaborar com ações de respostas que minimizem os danos e as perdas decorrentes dos desastres;

• Planejar, em conjunto com os Nudec’s, um plano de ação que vise mitigar os riscos no período da quadra chuvosa;

O que é o Nudec?

Os Núcleos têm como finalidade implementar a integração de todo o sistema de Defesa Civil, empresas, estabelecimentos de ensino, comunidade e instituições de segurança pública para garantir uma ação conjunta de toda a sociedade nas ações de segurança social.

Essas ações se dão através de programas de mudança cultural e treinamento, além do engajamento de comunidades participativas, informadas, preparadas e cientes de seus direitos e deveres relativos à segurança comunitária.

É no Nudec que poderão acontecer os debates acerca da questão da segurança da localidade numa perspectiva da segurança global da população, pois os acidentes e desastres acontecem prioritariamente nos espaços locais.

Com ele, é possível envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sobre a ótica da minimização dos desastres.

Erik Maia/Secom Maceió

Botão Voltar ao topo