CÂMARA: Audiência Pública vai discutir investimentos em saúde no primeiro quadrimestre de 2021

Os investimentos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no último quadrimestre deste ano serão debatidos na Câmara Municipal de Maceió. A casa realiza nesta sexta-feira (3), às 9h, uma audiência pública com a presença da secretária municipal e médica Célia Fernandes, técnicos ligados à pasta e ainda representantes da sociedade civil organizada. A sessão foi convocada pelo presidente da Comissão de Saúde da CMM, vereador Dr. Valmir Gomes (PT).
Conforme explicou o vereador,  as SMSs de todo o país precisam prestar contas dos três quadrimestres do ano. “Essa audiência corresponde  ao primeiro quadrimestre do ano de 2021 onde os técnicos e a secretária comparecem à casa  – que é o órgão fiscalizador da população – para expor não só os aspectos financeiros, mas também proposições da política municipal ligadas à saúde”, disse Valmir.
A prestação de contas envolve todos os recursos investidos pela pasta sejam eles federais ou municipais. Como a cidade ainda enfrenta a pandemia de Covid-19, é natural que parte do encontro também seja voltado para detalhes do que foi gasto no combate ao vírus e na sua prevenção. Porém, áreas como saúde mental, ampliação da rede, saúde da mulher e do idoso, entre outros, também serão repassados.
Dr. Valmir enfatizou ainda que o aspecto mais importante é que a apresentação dos números e da política de saúde ocorrerá para a sociedade por meio de sua representação em sindicados, associações comunitárias, profissionais da Universidade Federal de Alagoas e dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde. “Considero que será um momento ímpar para discutirmos a problemática da saúde em Maceió, sempre muito questionada pela sociedade”, observou. A apresentação dos números será feita pela diretora de Gestão e Planejamento em Saúde, Sônia Moura, que também é assessora Especial da SMS.
O formato da audiência será híbrido e telepresencial com parte do público presente em plenário, porém respeitando o distanciamento social, com transmissão pelo canal da CMM no YouTube. A população interessada em participar das audiências públicas poderão realizar perguntas através do chat do youtube de forma instantânea, ou enviá-las, em até 24 (vinte e quatro) horas antes, através do e-mail, cerimonial@maceio.al.leg.br , conforme prevê o Ato da CMM n° 003 de 24 de agosto de 2021.

Botão Voltar ao topo