VIDA SAUDÁVEL – Nutrição, uma ferramenta poderosa para manter a saúde

Com a correria do dia a dia, alguns cuidados com a alimentação acabam sendo deixados de lado. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, aproximadamente 96 milhões de pessoas estão acima do peso no país.

Diante desse cenário, é necessário que as pessoas saiam do “piloto automático” e iniciem a reeducação alimentar em casa e também no ambiente de trabalho, onde passam a maior parte do dia. Importante ainda lembrar que a alimentação equilibrada é chave também quando estamos doentes: ela tem o poder de trazer bem-estar e aumentar a energia durante o tratamento e a recuperação.

No dia do Nutricionista, comemorado ontem, em 31 de agosto, a nutricionista da GRSA na ONM, Keila Ribeiro, ressalta a importância de preparar refeições salubres, variadas, bem manipuladas e ainda demonstrar acolhimento aos pacientes do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (ONM Health), unidade da Opy Health de Belo Horizonte. “No ambiente hospitalar, no dia dos aniversários dos pacientes, enviamos um bilhete junto com as marmitas, uma forma de demonstrar empatia e afeto”, comenta.

Já para os funcionários, de acordo com Keila, há cardápios especiais que incentivam a alimentação saudável. “Evitamos frituras, utilizamos saladas diversificadas, opções de guarnições feitas com massas e legumes, além de sobremesas que variam entre frutas e doces. Montamos cardápios personalizados para datas comemorativas, além de decorações temáticas para campanhas, como: o agosto lilás e o setembro amarelo. Ainda incluímos opções vegetarianas e um prato regional “queridinho” de quem trabalha por aqui: o feijão tropeiro”, conta.

No Hospital Delphina Aziz (OZN Health), unidade da Opy Health de Manaus, os cuidados com a alimentação, para pacientes e colaboradores, também são prioridade. A unidade utiliza temperos naturais (como ervas e especiarias), oferece variedade de saladas, evita preparos com frituras, além de priorizar proteínas assadas e grelhadas, com menor índice de lipídios e gorduras. Nas refeições são utilizadas quantidades equilibradas de proteínas, carboidratos e lipídios.

No cardápio é importante ainda pensar nas necessidades individuais: para pessoas com doenças crônicas, a recomendação são pratos integrais e com menos sódio, para obter mais energia e disposição durante o expediente. Para diversificar é possível ainda realizar preparações temáticas. Para setembro estão previstos, por exemplo, no Delphina Aziz, o Dia Nordestino e o Dia Amazônico, com produtos regionais.

A unidade ainda conta com o “Dia do Desejo”, uma data específica para que os pacientes escolham uma sobremesa de seu agrado. Como ato de carinho e cuidado, além do “Dia do Desejo”, o Delphina Aziz encaminha mensagens de motivação junto com as marmitas, para que os pacientes se sintam acolhidos.

Keila explica que é possível estabelecer uma data para saciar as vontades. O importante é saber balancear e respeitar os sinais do corpo em cada refeição. “Saborear e mastigar os alimentos também faz parte da reeducação alimentar. Para a alimentação saudável, dentro e fora do ambiente de trabalho ou hospitalar, o segredo sempre será o equilíbrio”, completa.

SOBRE OPY HEALTH

A Opy Health é gestora de serviços de infraestrutura em hospitais públicos e privados. Iniciou suas operações em fevereiro de 2020 e atualmente opera o Hospital Delphina Aziz (Manaus, AM) e o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC – Belo Horizonte, MG). Opy Health é uma empresa IG4 Capital.

Botão Voltar ao topo