Procon Maceió inaugura núcleo de apoio e orientação aos superendividados

Iniciativa tem como objetivo garantir alternativas para que as pessoas com dívidas altas consigam sanar seus problemas

O Procon Maceió inaugura, nesta sexta-feira (28), a partir das 10h, o Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS), na Universidade Mário Pontes Jucá (UMJ), localizada no Barro Duro. Cabe ao Núcleo promover um atendimento individual de consumidores que estão em situação complicada devido alto grau de endividamento, o desenvolvimento de medidas preventivas e corretivas, a orientação dos consumidores quanto ao planejamento e a melhor forma de saldar suas dívidas, além da instauração de processos administrativos conciliatórios e sancionatórios.

Quem desejar ser atendido pelo NAS deve preencher alguns requisitos básicos, como ser pessoa física e capaz, além de possuir disponibilidade financeira para sanar a dívida. Os profissionais realizarão uma entrevista inicial com os candidatos para verificar a veracidade das informações prestadas, além da condição de superendividamento do cidadão.

Para o diretor-executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, o núcleo apresenta alternativas ao consumidor maceioense para negociações de suas dívidas.

“Sempre com o propósito de beneficiar cada vez mais os consumidores, o Procon Maceió inaugura uma nova alternativa exclusiva de atendimento ao consumidor superendividado, por consequência da recente reforma do Código de Defesa do Consumidor, que contou com o empenho do senador alagoano, Rodrigo Cunha. Com esta reforma, existe a possibilidade de os consumidores exercerem um papel de igualdade frente aos seus credores, nas negociações das suas dívidas.” esclarece Leandro Almeida.

Leandro Almeida cita as alternativas que os consumidores têm para negociação de suas dívidas. Foto: Secom Maceió

Atendimentos
Para os demais serviços e atendimentos do Procon Maceió, basta entrar em contato pelos telefones 0800 082 4567 ou no WhatsApp (82) 98882-8326. Já para aqueles que preferem os atendimentos presenciais, esses estão sendo realizados em todas as unidades: no Centro Universitário Uninassau, no bairro Farol; na sede da antiga FAT, atual Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro; e na sede do Procon Maceió, na Rua Dr. Pedro Monteiro, 47, no centro de Maceió.

O funcionamento dos núcleos da UMJ e Uninassau é de 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Para formalizar as denúncias, é necessário entregar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos que forem necessários para embasar as reclamações de abuso aos direitos do consumidor.

Nicolle Salazar / Ascom Procon Maceió

Inauguração vai ser na UMJ às 10h da manhã

Botão Voltar ao topo