Saúde Bucal realiza ação de prevenção ao câncer de boca na Casa do Pobre

Atividades preventivas ocorrem na terça-feira (27) e vão beneficiar 42 idosos com orientações sobre higiene bucal e busca de casos suspeitos de câncer

A Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima terça-feira (27), às 14h30, na Casa do Pobre Santo Antônio, na Ponta Grossa, uma ação de prevenção ao câncer de boca junto aos cuidadores e idosos que residem no local.

Foto: Divulgação

Segundo a coordenadora do Módulo Odontológico Rui Palmeira, Thaysa Gatto, a atividade vai beneficiar 42 idosos. “No local, daremos orientações sobre higiene bucal, forma correta de escovação e faremos uma busca ativa de casos suspeitos de câncer de boca, além de avaliar a necessidade de prótese tanto para os idosos quanto para os cuidadores”, afirma.

“O câncer de boca é um tumor maligno e pode surgir em qualquer estrutura da boca, lábios, bochechas, gengivas, tendo grandes chances de cura se detectado no início. Ele é mais comum após os 50 anos, mas pode surgir em qualquer idade. Por isso, a necessidade de sempre fazer essas ações preventivas e educativas, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”, completa Thaysa Gatto.

Os sintomas mais comuns da doença incluem o aparecimento de feriadas ou aftas que demoram para cicatrizar. Dor em torno de algum dente e mau hálito persistente também podem ser sinais de alerta. É recomendado observar os lábios, averiguar o céu da boca, a língua e bochechas, apalpar pescoço e abaixo do queixo para detectar os primeiros sinais.

Ações e avanços de Saúde Bucal no município

Em maio deste ano, a Prefeitura de Maceió voltou a oferecer o serviço de Endodontia à população no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do PAM Salgadinho, suspenso desde 2017. Além da Endodontia, as outras especialidades que passaram a ser ofertadas nos últimos meses no PAM Salgadinho são Periodontia, Radiologia, Prótese Total, Odontopediatria, Estomatologia e atendimentos para pacientes com necessidades especiais e Cirurgia Buco Maxilo, concentrados no bloco F.

Retomada integral dos serviços de odontologia do Pam Salgadinho. Foto: Equipe – Saúde Bucal

Os profissionais de Saúde Bucal do município também desenvolvem o projeto Sorridef, voltado para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, cognitiva, múltipla, em parceria com a Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD), realizando ações nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e Pontos de Atenção do município.

Ações realizadas pelo projeto Sorridef (foto tirada antes da pandemia). Foto: Ascom/SMS

Com essas atividades, a Gerência busca facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao atendimento odontológico tanto na Atenção Básica quanto na Especializada. Para isso, são feitas palestras de prevenção, escovação supervisionada, aplicação de flúor e em caso de necessidade, os pacientes são encaminhados para as Unidades Básicas e para os serviços especializados, como o PAM Salgadinho ou o Centro Especializado em Odontologia (CEO) Rafael de Matos. Porém, por conta da pandemia, nesse momento, estão sendo realizadas apenas as palestras nesses locais.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Botão Voltar ao topo