Ação socioambiental orientou mais de 10 mil pessoas sobre ligação irregular de esgoto

Iniciativa da Prefeitura de Maceió ocorreu no bairro do Clima Bom, primeiro local a receber visita das equipes da Unidade de Gerenciamento do Programa

A ação socioambiental desenvolvida pela Prefeitura de Maceió, que tem como objetivo orientar a sociedade sobre os riscos à saúde e transtornos ambientais, que podem ser registrados quando há ligações irregulares na rede coletora de esgoto, beneficiou mais de 10 mil pessoas no bairro do Clima Bom, primeiro local a receber a iniciativa,

Ao todo, a ação que durou cerca de 15 dias, percorreu diversas ruas em todo o bairro e além das orientações, aplicou 2.500 questionários, um para cada casa visitada, onde foram coletados dados que irão servir para outras possíveis ações que deverão ocorrer posteriormente.

Ação durou cerca de 15 dias e orientou mais de 10 mil moradores. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Os questionários servem como base para saber se a residência contém fossa que realize descarte regular, ou se os dejetos são lançados na rua, também de forma irregular. Com essas informações, será possível fazer os trabalhos necessários na região para evitar transtornos futuros.

Além de orientar, os moradores ainda responderam um questionário sobre o assunto. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“Durante as ações, a população foi orientada que a ligação de esgoto de cada casa só deve ser feita após o contato da Prefeitura e da concessionária de saneamento. Esse tipo de ação que realizamos no Clima Bom e estaremos levando para outros bairros onde também temos obras de esgotamento sanitário, é fundamental para que maiores transtornos não sejam registrados”, disse Patrick Leite, gerente socioambiental da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP).  

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Obras 

As obras estão em fase de finalização, faltando a pavimentação asfáltica em algumas ruas, que tem previsão de ser realizada até agosto deste ano, quando houver estabilidade do tempo. 

Revitaliza Maceió 

O Revitaliza Maceió é um programa da Prefeitura que está levando obras de saneamento, drenagem, pavimentação, sinalização de vias e acessibilidade para vários bairros da parte alta da capital e litoral norte. Atualmente, acontecem obras nos bairros do Clima Bom, Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia, Cidade Universitária e toda extensão do litoral que também passarão pelas ações socioambientais.

Daniel Paulino / Ascom UGP

Botão Voltar ao topo