PILAR: Operação Gari Pescador tira 30 toneladas de lama, lixo e baronesa da Laguna Manguaba

A Prefeitura do Pilar realizou neste sábado a segunda etapa do projeto Gari Pescador, coordenado pelas secretarias de Governo, Meio Ambiente, Urbanismo e da Assistência Social.

A ação faz parte do plano inicial do município de preparar a entrada das águas que chegam dos rios Paraíba e Paraibinha para a Laguna Manguaba. “Estamos cumprindo nossa promessa de abrir esta região e também faz parte do nosso compromisso com as lagunas. Estamos juntos com pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas para apresentar um plano de recuperação do complexo estuarino. Nesta ação de hoje também beneficiamos, de imediato, pescadores e canoeiros da areia que tiram seus sustentos daqui”, explica o prefeito Renato Filho.

No trecho que foi limpo neste sábado, na localidade Pernambuco Novo, pescadores e os canoeiros que vivem do sustento do pescado e da areia lavada tinham dificuldade para garantir o sustento de suas famílias porquês as embarcações não conseguiam concluir o percurso desejado. “Ao final foram tiradas 8 caçambas, o equivalente a 35 toneladas de lixo, pneus, peças de automóveis e muita baronesa e lama, que estavam assoreando o trecho por onde a água do Rio Paraíba chega à Laguna Manguaba” destaca Paulo Santos, secretário municipal de Governo.

REFORÇO

A operação mobilizou as secretarias e a ação contou com o reforço de 70 pessoas, entre pescadores, tiradores de areia e o pessoal da Prefeitura. “É uma ação que beneficia pescadores e canoeiros da areia, mas que promove vida nova ao meio ambiente. Todo o material retirado já foi encaminhado para a Central de Tratamento de Resíduos Metropolitana (CTR), que fica aqui mesmo no Pilar, disse Marçal Fortes, secretário municipal do Meio Ambiente.

Botão Voltar ao topo