CPI DA COVID – Omar Aziz manda prender ex-diretor do Ministério da Saúde

O senador Omar Aziz deu voz de prisão nesta quarta-feira, 7, ao ex-diretor do Ministério da Saúde, Roberto Dias, sob a acusação de mentir à CPI da Covid, que investiga a atuação do governo federal no enfrentamento à pandemia.

Mais cedo, Aziz, que é presidente da comissão, já havia alertado Dias sobre suas declarações. “Nós queremos só a verdade. Estou lhe dando fatos que tenho conhecimento e a CPI tem conhecimento, para que Vossa Excelência possa se defender. Senão, sempre vai arrebentar a corda no mais fraco”, disse o senador.

Durante a voz de prisão, Aziz afirmou que Roberto Dias omitiu informações da CPI durante seu depoimento e elaborou um “dossiê para se proteger”. “O senhor está detido pela presidência da CPI”, afirmou Aziz a Roberto Dias.

“A paciência de todo mundo tem limite. Te botaram numa encrenca tão grande, e não foi você que entrou. Alguém te botou nessa encrenca, e você não está querendo falar para a CPI”, completou. O nome de Roberto Ferreira Dias veio à tona após reportagem publicada no último dia 29 pela Folha de S.Paulo.

Ele foi acusado pelo policial militar Luiz Paulo Dominghetti de ter cobrado propina para fechar a compra de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca. O pedido, disse o PM ao jornal, teria sido feito em um jantar no Brasília Shopping, em 25 de fevereiro. Dias teve sua exoneração anunciada na noite do dia 29, logo após a publicação da reportagem da Folha. O Ministério da Saúde afirma que a decisão foi tomada pela manhã.

Roberto Dias foi acusado por Luiz Paulo Dominguetti de pedir US$ 1 por dose de vacina e por isso foi convocado na última semana para prestar depoimento na CPI da Covid, que investiga a atuação do governo federal no enfrentamento à pandemia.

Botão Voltar ao topo