São João: Prefeitura de Maceió mantém viva a tradição junina

Forró, coco de roda e quadrilhas juninas são patrimônios culturais que fazem parte das raízes nordestinas e ganham um destaque especial nesta época do ano.

Por isso, a Prefeitura de Maceió não poderia deixar de contemplar as pessoas que dedicam suas vidas a produzir arte e, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), beneficiou mais de 500 artistas de 48 grupos diferentes da capital com os projetos “Maceió: Um dos berços do forró” e “Forró correndo no Centro”. Ao todo, foram destinados R$ 117 mil para a realização de lives e apresentações itinerantes pelas ruas da cidade.

Apresentações do projeto “Maceió: um dos berços do forró”. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A estratégia tem o objetivo de reverter o prejuízo sofrido pela classe artística, uma das mais prejudicadas pela pandemia da covid-19, como foi apontado pela revista “Dados & Informações do Turismo no Brasil – 2ª Edição/2021”, em publicação do Ministério do Turismo. Na reportagem, constatou-se uma redução de 58% na economia criativa, além de uma redução de 15% no número de trabalhadores dos setores criativos, como a cultura.

Trio do Forró animou o ponto de vacinação do Jaraguá. Foto: Ascom FMAC

Diante desse cenário, nessa quarta-feira (23), a Prefeitura deu início à sua programação de São João, começando pela manhã com as apresentações itinerantes de trios de forró que percorrem o Centro da cidade, como também se apresentando nos pontos de vacinação de Maceió e nos locais em que o Ônibus da Vacina está atendendo.

Trio de forró animou o Ônibus da Vacina, que estava na Praça da Faculdade. Foto: Ascom FMAC
Alberto Germano e banda na live de São João da Prefeitura de Maceió. Foto: Ascom FMAC

À noite, foi a hora de garantir a festa em casa. A abertura do projeto “Maceió: um dos berços do forró” contou com a apresentação do forrozeiro Alberto Germano, dos trios Cazuadinha, Alisson Cunha e forró pé de serra, das quadrilhas juninas Forró Baião e Dona Dadá e dos grupos de coco de roda Catolé e Raízes Nordestinas.

As lives foram transmitidas no canal oficial do YouTube da FMAC, além das redes parceiras TV Mar (canal 25 – Net), Acta Oficial, BR 104 e Portal na Rede.

A quadrilha Dona Dadá se apresenta na live de São João da Prefeitura. Foto: Ascom FMAC
O trio Alisson Cunha e forró pé de serra se apresenta na live de São João da Prefeitura. Foto: Ascom FMAC

“Foi uma véspera de São João como deve ser: alegre, colorida, ao som de acordeom. As lives da Prefeitura não ficam atrás de nenhuma grande produção do Brasil, e é o que os nossos artistas merecem. Nosso povo também precisa ter seus direitos culturais garantidos, e a Prefeitura está cumprindo isso a rigor”, destaca a presidente da FMAC, Mirian Monte.

Nesta quinta-feira (24), a festa continua com os trios de forró no centro, nos pontos de vacinação e com as lives. Clique nos links para conferir a programação completa.

Trio de forró animou o Ônibus da Vacina, na Praça da Faculdade. Foto: Ascom FMAC
Trio Cazuadinha na live de São João da Prefeitura de Maceió. Foto: Ascom FMAC
A presidente da FMAC, Mirian Monte, no primeiro dia das lives de São João da Prefeitura. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Ascom FMAC

Botão Voltar ao topo