BARRACO NA CÂMARA – Teca Nelma diz ter sido ameaçada por Fábio Costa; delegado rebate e alfineta Renan Calheiros

“A minha voz não será calada por homem nenhum”, disse a vereadora Teca Nelma após ser ameaçada de ter sua fala censurada dentro da Câmara Municipal de Maceió, a pedido do vereador Fábio Costa. O fato aconteceu em meio a discussão da concessão do Título de Cidadão Honorário, posta em pauta em regime de urgência, de última hora, sem aviso prévio aos vereadores, na sessão desta quarta-feira (23).

Ao proferir seu voto, com direito a justificá-lo, Teca Nelma afirmou que “sem dúvidas e sem medo, eu digo não ao presidente genocida”. Em seguida, o vereador Fábio Costa informou que solicitaria ao presidente da Câmara a censura da fala de Teca Nelma e, mais uma vez, colocou em dúvida os conhecimentos da vereadora ao questionar que “talvez ela não saiba qual o significado da palavra genocida”.

“Mais uma vez eu sou atacada dentro dessa casa pelo meu gênero. Mais uma vez o meu conhecimento está sendo colocado em cheque. Não foi a primeira vez que passo por isso, como vereadora. Sempre que eu profiro algo que não é comum aceito pelos vereadores homens dessa casa, a primeira palavra que eles falam é ‘não sei se a senhora sabe do que está falando’. Eu vim aqui eleita pelo povo, democraticamente. Eu tenho liberdade de expressão para proferir os meus posicionamentos. E não vai ser com ameaças de nenhum vereador que eu vou ter a minha fala cerceada”, disse a vereadora.

Teca Nelma disse aos pares que não estamos mais no período de ditadura militar e reforçou que tem imunidade para proferir o seu discurso. “Nós podemos discordar em diversas coisas, mas eu jamais pedi pra ninguém aqui ser censurado. Fico triste em 2021 ainda estar aqui sendo pedido censura à minha fala. Eu tenho imunidade para proferir o meu discurso. Eu me sinto mais uma vez atacada nessa casa, por ter meu pedido de fala cerceado. Isso não vai acontecer. Eu vou estar sempre aqui defendendo a população de Maceió, que merece muito mais do que a votação desse título. E aqui, contem comigo, porque essa voz não vai ser calada por homem nenhum”, reafirmou a vereadora.

O vereador Fábio Costa foi além e afirmou que irá oficiar à presidência da república e a Advocacia Geral da União, sobre a fala de Teca Nelma. “Vou solicitar a íntegra da fala dela (…) e também vou oficiar o Conselho de ética daqui da Câmara, para saber se de repente a vereadora Teca Nelma não incorreu em quebra de decoro ao usar essa infeliz expressão na sessão de hoje”.

Fábio Costa consegue liminar para continuar na Polícia Civil sendo vereador  em Maceió

Alguns vereadores saíram em defesa da vereadora Teca Nelma e reforçaram que ela tem imunidade para se expressar. “Não podemos permitir que isso se torne uma caça às bruxas”, disse o vereador Dr. Cléber Costa.
Na primeira discussão, 6 vereadores votaram contra o título, 17 a favor e 2 se abstiveram do voto. Em seguida, o vereador Leonardo Dias solicitou sessão extraordinária para segunda discussão da matéria, onde foram mantidos os votos.

O delegado e vereador Fábio Costa se defendeu nas redes sociais. “Vi com surpresa a veiculação de uma notícia de que eu teria ameaçado uma vereadora durante a sessão de ontem na câmara. Óbvio que não fiz ameaça alguma, apenas invoquei o artigo 292 do regimento interno da Câmara Municipal pelo fato de a vereadora ter se referido ao presidente da república como “genocida”. Defendo que nem ao presidente, nem a qualquer outro brasileiro, pode ser atribuída expressão com caráter difamatório ou injurioso. Uma coisa tenho que concordar com o governador quando disse ser contra o desrespeito às mulheres. Certamente ele também saiu em defesa das mulheres médicas que foram desrespeitadas e maltratadas pelo seu pai na CPI da COVID”, disse.

 

Botão Voltar ao topo