Convívio Social e Polícia Federal debatem melhorias para guardas municipais

Município de Maceió garante a continuidade da capacitação dos profissionais que integram a Guarda Municipal; PF elogia iniciativa

Para tratar sobre a capacitação obrigatória para a concessão de porte de arma aos integrantes da Guarda Municipal de Maceió, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) se reuniu, na última terça-feira (22), com a Superintendência da Polícia Federal em Alagoas. A reunião contou com a presença do secretário-adjunto da Semscs, Alex Pereira, do coordenador de Ensino e Instrução da secretaria, Maia Júnior, e com os delegados Jorge André e Anne Vidal.

Representantes da Semscs com delegados federais. Fotos: Ascom Semscs

O coordenador de Ensino da Semscs, Maia Júnior, informou que a renovação do porte da primeira turma, composta por 30 guardas municipais, será iniciada esta semana, seguindo as etapas da lei, que prevê a capacitação no curso de aperfeiçoamento de tiro a cada dois anos.

Os Guardas Municipais de Maceió conseguiram licença para o porte de arma desde 2018, e a cada dois anos, é preciso capacitação na área para manter o porte. São 60h de curso prático de tiro e 10h de aula teórica sobre o assunto.

Maia explica que Maceió possui, atualmente, apenas 30 guardas com posse, porém, até o final de julho deve iniciar uma nova turma com 50 alunos, ampliando assim o número de guardas com porte de arma de fogo.

O secretário-adjunto, Alex Pereira falou sobre a importância desta capacitação profissional. “Através de cursos e treinamentos, o trabalho da Guarda Municipal é aprimorado. É sempre válido lembrar que é uma atividade é essencial como parte da segurança pública do município de Maceió”, destacou.

A permissão do porte para 30 guardas será renova um o. Mas eles seguem fazendo capacitações. Foto: Ascom Semscs

Ainda na reunião com a Polícia Federal, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social garantiu que está se estruturando, por meio de um Edital de Credenciamento de Instrutores, que deve ser lançado em breve, para formar um corpo de instrutores e permita criar um calendário regular de capacitações. 

Os delegados Jorge André e Anne Vidal parabenizaram à Semscs pelo trabalho que vem sendo realizado pelo Município de Maceió e ressaltaram a importância para qualificação continuada junto à Guarda Municipal.

Ascom Semscs

Botão Voltar ao topo