#EmpregaJovemMCZ promove mentalidade de protagonismo em jovens de Maceió

Primeira etapa ocorre em parceria com a Senai
Secretário ressalta parcerias firmadas como meio de transformação social

Uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai ofertar aos jovens maceioenses cursos profissionalizantes com inserção no mercado de trabalho. As especializações estão inseridas no Programa #EmpregaJovemMCZ, que executará projetos que visam preparar os jovens para as demandas existentes no mercado atual.

Para a Assessora Especial da Secretaria da Juventude, Amanda Mendonça, é necessário lançar uma proposta que possa transformar um curso aparentemente comum em uma oportunidade de protagonismo de carreira.

Os cursos ofertados pelo SENAI, em parceria com a Secretaria de Juventude, terão grades implementadas e atualizadas. “O mercado está cada vez mais competitivo e exigindo habilidades para além do intelecto. É necessário estabelecer o desenvolvimento emocional e incentivar o protagonismo na mentalidade do jovem. O nosso intuito é estabelecer o ciclo da empregabilidade a começar pela educação, fomentando a competitividade e gerando oportunidades”, acrescentou Amanda Mendonça.

Primeiros cursos são ofertados em parceria com o Senai

Integrando os serviços do município, a Secretaria da Juventude também estreitou o diálogo com a Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) para a criação de um plano de ação que compreenda todo o ciclo de empregabilidade, entendendo que profissionalizar os jovens é apenas o ponto de partida.

O secretário municipal de Governo, Francisco Sales, salienta que as parcerias firmadas pelo município têm vindo com o intuito levar a transformação social para as pessoas que vivem pouco acesso ao mercado de trabalho, e até mesmo aos serviços públicos que possam mudar a sua realidade de vida.

“Nós temos um propósito de trazer cada vez mais as pessoas para perto das ações do Poder Público, compreendendo o seu funcionamento e ouvi-las, pois assim vamos fazer uma gestão assertivas para aqueles que realmente precisam”, destacou Francisco Sales.

Secretário da Juventude Rodolfo Barros – Foto: Secom Maceió

Maceió́ hoje é a capital do segundo estado que mais sofre com o desemprego jovem em todo o país, com 18,6%. Bateu recorde em 2020. Jovens entre 14 e 24 anos representam 72,5% dessa taxa e é por isso que é necessário uma atenção toda especial do Poder Público.

“Prefeito JHC incluiu em seu Plano de Governo o fomento ao Primeiro Emprego, Primeira Empresa e Primeira Renda para os Jovens, e a Secretaria de Juventude está completamente comprometida com essa visão”, ponderou Rodolfo Barros, secretário Adjunto da Juventude. 

Gilca Cinara/Ascom SMG

Botão Voltar ao topo