Medidas sanitárias devem ser mantidas mesmo após vacinação, orienta infectologista

Mesmo após a segunda dose da vacina, a população deve manter os cuidados de higiene e distanciamento social

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió alerta que mesmo após a conclusão do ciclo de imunização, com as duas doses da vacina contra a Covid-19, é preciso que a população mantenha a rotina de cuidados como uso de máscara, higiene das mãos, com água e sabão, álcool 70% e distanciamento social. Segundos dados do Vacina Maceió, até esta quinta-feira (17), a capital alagoana atingiu a marca das 434.245 doses aplicadas, sendo 313.280 da 1ª dose e 120.965 referentes a 2ª dose.

Cuidados devem ser mantidos, mesmo após vacinação. Foto: Reprodução/Internet

O infectologista do bloco I do Pam Salgadinho, Renee Oliveira, explica que ainda não é possível relaxar nos cuidados. “A vacinação contra a Covid-19 é uma estratégia coletiva. Por isso, mesmo que o indivíduo esteja vacinado com as duas doses, ele não pode abrir mão de respeitar as medidas sanitárias recomendadas pela OMS, como o uso de máscaras, higiene das mãos com água e sabão, além do álcool em gel e distanciamento social”, destaca o especialista.

Isto porque, mesmo após tomar a segunda dose, a pessoa pode ser infectada pelo vírus. Assim, mesmo que o organismo consiga se defender e a pessoa não desenvolva a doença para casos graves que requeiram internação, por exemplo, ela pode transmitir o vírus mesmo estando vacinada e contaminar outras pessoas.

Oliveira explica, ainda, que precisamos atingir pelo menos 70% da população vacinada para poder dar início a mudanças. “Há que se atentar para o fato de que há um percentual grande de pessoas que se contamina e não tem sintomas, assim como há os hipertransmissores que, mesmo com carga viral alta, não apresenta sintomas, mas transmite em abundância o vírus”.

É importante lembrar que nenhuma vacina é 100% eficaz e sempre existe o risco de as pessoas adoecerem, daí a importância de continuar mantendo o distanciamento social e evitando as aglomerações.

Vacinação na capital

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Maceió teve início em janeiro de 2021 e continua avançando com bons índices de vacinação da população. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 17 de junho, já foi vacinada 30,55% da população maceioense com a 1ª dose da vacina e 11,80% com a segunda.

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS

Botão Voltar ao topo