Educação: Prefeitura conhece programa de inovação adotado em Santana de Parnaíba

A visita teve como objetivo conhecer experiências exitosas de educação de outros municípios
Visita técnica se iniciou nesta terça-feira (08) e vai até esta sexta-feira (11)

A Secretária Adjunta de Gestão Educacional de Maceió, Emília Caldas, visitou nesta terça-feira (08) a Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba, em São Paulo, para ver a implementação da metodologia do programa MenteInovadora na rede municipal de ensino da cidade. Criada pelo MindLab, uma multinacional brasileira/israelita, a metodologia de ensino busca trabalhar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes. Além da secretária adjunta, esteve presente na visita a Coordenadora Geral de Centros e Núcleos, Vera Pontes.

“É um município riquíssimo em termos de vida social, econômica. A Secretaria é muito moderna, com uma forma de trabalhar com todos os setores integrados em um único espaço”, diz a secretária adjunta. “Tivemos o relato da experiência de uma professora que trabalha com o programa já há alguns anos, que é aplicado nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental o que achei simplismente incrível”, completou.

A MindLab foi criada em 1994 em Israel e já se faz presente em mais de 20 países, incluindo o Brasil, onde mais de 1000 instituições de ensino público e privado fazem uso de suas tecnologias, atendendo ao todo 400 mil alunos e professores. O programa faz uso de jogos e atividades em equipe, uma vez por semana, com resolução de problemas e que ajudam os alunos a lidarem com situações que farão parte de seu cotidiano.

“Já voltaram o ensino presencial, com capacidade reduzida, mas já iniciaram o retorno. A escola de Educação Infantil é maravilhosa. Tem quadra, ginásio, uma área de lazer totalmente equipada para as crianças. Tudo bem caracterizado para a Educação Infantil. É fantástico”, conta Emília Caldas.

Gestoras visitaram escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Após visitarem duas escolas da rede municipal, observando as experiências locais em Educação Infantil e o Ensino Fundamental, ambas foram convidadas a visitarem também a sede da MindLab. A visita técnica deve se estender até esta sexta-feira (11).

A metodologia MenteInovadora já estava presente em algumas escolas de Maceió, mas deve retornar de forma mais robusta, buscando melhorar o serviço prestado aos maceioenses.

“Realmente a educação é um exemplo aqui. É uma estrutura muito bem elaborada, muito bem equipada. A gente ficou encantada com a maneira como o programa MindLab tem ampliado as possibilidades didático-pedagógicas”, afirma Vera Pontes. “Estamos muito felizes e realizadas com essa visita, percebendo que isso vai trazer benefícios fantásticos para a nossa rede em Maceió, em todos os aspectos”.

Luan Oliveira (Estagiário) e Janaína Farias (Ascom Semed)

Botão Voltar ao topo