Semed comemora aumento significativo do número de matrículas

Em cinco meses de gestão, acréscimo é de 8% e ultrapassa 53 mil alunos

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) comemora o aumento do número de matrículas de alunos desde o início do ano. O crescimento de 8% no quantitativo, em comparação com o ano passado, no período de apenas cinco meses de gestão, foi tema de uma live do secretário Elder Maia, na noite dessa terça-feira (8), no canal da Prefeitura no YouTube. De acordo com o secretário, Maceió tem, atualmente, mais de 53 mil estudantes devidamente matriculados. O resultado, segundo ele, é fruto de um esforço concentrado, planejamento e acolhimento à comunidade.

O secretário explicou que, ainda na fase de transição da gestão, constatou a baixa procura por alunos da Educação Infantil. “Com essa constatação, passamos a desenvolver um esforço concentrado para acolher os parentes desses alunos”, relatou ele. A forma de receber essas famílias foi a aproximação, inclusive, com a utilização do mais popular aplicativo de mensagens do momento, o WhatsApp.

Por meio desta ferramenta, os pais e responsáveis pelos alunos puderam enviar documentos e tirar dúvidas sobre o processo de matrícula. Outro instrumento que contribuiu para o aumento no número de matrículas foi o Bolsa Escola Municipal (BEM), benefício financeiro que vai ser pago em três parcelas para todos os alunos matriculados na rede de ensino da capital.

Secretário de Educação falou sobre o resultado positivo das matrículas

Para o secretário, o BEM tem o objetivo de manter o aluno na escola, sem evasão ou abandono escolar e, aliado a isso, chega em um momento muito oportuno de perda salarial das famílias, em virtude do momento pandêmico da Covid-19.

“Aprovado pela unanimidade dos vereadores e em regime de urgência, o BEM deverá começar a ser pago no início de julho, em três parcelas, a todos os alunos inseridos na rede da Semed, sem prejuízo para as famílias receberem outros incentivos”, destacou Elder Maia.

Maria José contou sobre o processo de matrícula

A coordenadora do setor de Informações da Semed, Maria José Elias, reforçou as informações do secretário durante a transmissão no YouTube. Segundo ela, os números disponibilizados para a comunidade (82) 3312-5630 e 3312-5631, também utilizados como comunicação por WhatsApp, ainda hoje atendem às famílias.

“É uma preocupação nossa colocar todas as crianças na rede de ensino. As escolas estão buscando alternativas para se aproximar cada vez mais das famílias e também estão se utilizando do aplicativo de mensagem”, disse Maria.

Ela aproveitou para reforçar a necessidade de as famílias manterem os dados atualizados junto às escolas, como números de CPF e RG, especialmente, para garantir o pagamento do BEM. “Esses dados serão repassados à instituição financeira que fará o pagamento e não podem conter erros”, finalizou.

OUTROS BENEFÍCIOS

Ainda durante a transmissão, o secretário Elder Maia revelou que o BEM é apenas um dos benefícios a ser pago pelo município. Outros serão implementados. Como exemplo, ele confirmou para os próximos dias a entrega de kits de merenda escolar para os estudantes da rede de ensino.
Ele também destacou o investimento feito pela atual gestão municipal para a oferta da modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).

“Temos, hoje, 6.327 alunos matriculados na Ejai. É um esforço grande para esses alunos e precisam de apoio. Agora, num momento muito oportuno, com outras metodologias e outras abordagens, temos uma equipe muito qualificada para Ejai, específica para essa modalidade de ensino”, encerrou Elder Maia.

Como forma de ampliação da rede de ensino e para acomodar adequadamente os alunos, a Semed está em processo de construção de novas unidades de ensino, tanto de Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), quanto de escolas.

Delane Barros / Ascom Semed

Botão Voltar ao topo