CPI: Renan Filho diz que não vê motivos para ser convocado à CPI da COVID

Nesta quarta-feira (26), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou a convocação de nove governadores. Apesar de o nome do filho do relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), não estar incluído nessa primeira leva, Renan Filho disse não ter problema em ser chamado a depor, mas afirmou não ver motivo para isso.

As declarações foram dadas pelo governador de Alagoas durante entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Renan, ao abordar o assunto, falou sobre o trabalho da CPI, classificado por ele como muito difícil. O governador afirmou que há a construção de uma “narrativa para justificar o caos”.

– É muito difícil o trabalho, porque a CPI tem que construir uma narrativa que é negada o tempo inteiro com enredos múltiplos, sempre recheados de mentiras. As pessoas se eximindo do que falaram, flexibilizando o que foi postado em rede social, dizendo que aquela mensagem não era verdadeira. Constrói-se a narrativa para justificar o caos. A gente [vai] vendo a América Latina se destacar internacionalmente pelo número de mortes por Covid-19, e o Brasil com aproximadamente metade das mortes ocorridas na região onde mais morre [gente] no mundo, muito por equívocos de condução da pandemia, equívocos incontáveis – explicou.

Sobre a possibilidade de ser convocado para depor, Renan Filho disse estar muito tranquilo, mas lembrou que não há nenhuma investigação no estado.

– Com relação à convocação, eu sinceramente, aqui, em Alagoas, não vejo nenhum motivo para ser convocado. Primeiro, o estado tem um dos menores números de mortes do Brasil, e o menor do Nordeste em números absolutos, mesmo não tendo a menor população. Nós temos o terceiro menor número de mortes relativas do país aqui, em Alagoas, por grupo de 100 mil habitantes. É o terceiro estado onde menos morreram pessoas. Nós não temos nenhuma investigação em curso no estado com relação a recursos da Covid, coisas dessa natureza. De maneira que estarei muito tranquilo se for convocado, mas não vejo motivação para isso – ressaltou.

Botão Voltar ao topo